Consórcio de máquinas agrícolas cresce 326% em cinco anos

20 . jul . 2022

As vendas de cotas do consórcio de máquinas agrícolas mais que triplicaram em cinco anos. Os dados são da assessoria econômica da ABAC, coletados junto à administradoras que atuam no segmento de veículos pesados. Nele, se inserem tratores, máquinas e implementos para o setor agropecuário.

Realizado em maio de 2022, o estudo mostrou que o número de novos consorciados cresceu 326,5% no acumulado dos cinco primeiros meses. Passou de 7,47 mil, em 2018, a 31,86 mil, em 2022. O resultado ocorre em paralelo ao ritmo de crescimento do agronegócio brasileiro nos últimos anos. Saiba mais sobre os diferentes usos do mecanismo neste post.

Grande parte dos novos consorciados vieram do Sudeste, com 39,1% de participação no total de adesões. Na sequência ficaram as regiões Sul (25,1%), Centro-Oeste (15,9%), Nordeste (11,5%) e Norte (8,4%).

Consórcio de máquinas agrícolas é parceiro do agronegócio

Dados divulgados pelo CEPEA-USP, em parceria com a CNA, o Brasil é o terceiro maior produtor de alimentos e fibras do mundo. Fica atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Além de ser também o segundo maior exportador do agronegócio global. Com isso, o setor é um dos propulsores da economia nacional, inclusive graças a mecanismos como o consórcio, apoiado pelas características e vantagens do Sistema de Consórcios

A compra de bens vinculados ao agronegócio representa um terço dos resultados do consórcio de veículos pesados. Com o aumento da participação do consórcio de máquinas e implementos agrícolas, o segmento tem proporcionado melhor e maior lucratividade aos negócios do segmento da agropecuária. 

Ainda nos cinco primeiros meses de 2018 até 2022, os acumulados de contemplações também aumentaram. O total de consorciados que tiveram liberados seus créditos foram de 4,52 mil, de janeiro a maio de 2018, para 8,04 mil, no mesmo período de 2022. Alcançando, desta forma, alta de 77,9%.

Na próxima sexta-feira, dia 22 de julho, a ABAC lança uma nova versão do infográfico Por dentro do Consórcio de Máquinas Agrícolas. Acompanhe neste Blog para conhecer o material que traz informações sobre tipos de uso, crédito médio e taxa de administração média dos contratos do segmento.

Categoria(s):

Drops de Mercado

Tag(s):

, , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS