Férias de julho: 5 dicas para não descontrolar as finanças

12 . jul . 2019

Vai aproveitar as férias de julho para curtir ou viajar com seus filhos? Se liga nessas dicas que separamos para te ajudar a aproveitar o período, sem comprometer sua organização financeira.

Planejamento é a palavra chave quando o assunto é finanças pessoais e familiares. No caso de uma viagem de férias, não é diferente. Como as férias de julho são um período de alta temporada, não programar a viagem com antecedência pode fazer com que ela saia um pouco mais salgada – a começar pelo preço das passagens e das reservas em hotéis, por exemplo.

Neste post, preparamos algumas dicas primordiais para que as férias de julho sejam curtidas e não pesem no orçamento do ano inteiro. Convidamos Dora Ramos, consultora e orientadora financeira, que é CEO da Fharos Contabilidade, que separou essas sugestões.

Confira as dicas:

  1. Não programou as férias e viajou mesmo assim? Neste caso, é bom pesquisar os passeios do local e tentar fazê-los dentro de sua organização financeira. Tenha em mente quais são suas possibilidades e faça isso de acordo com sua realidade.
  2. Se já tiver realizado um planejamento prévio de viagem, é importante não se envolver totalmente com tudo o que o local oferece de gastos. Muitas vezes, nos empolgamos e acabamos gastando mais. Não permita que a viagem se torne um problema financeiro para você nos meses seguintes, com gastos pesados. Para quem ainda não viajou, é importante reservar um momento de planejamento, pesquisando locais para ir, os custos com a passagem, a hospedagem e, se possível, começar já a fazer uma reserva financeira, para, no futuro, tentar fazer essa compra de uma forma mais econômica, pagando à vista.
  3. O mês de julho é de alta temporada. Mesmo para as viagens futuras, a tendência é que as passagens sejam mais caras. O melhor momento para comprar uma passagem é fora dessa alta temporada.
  4. A pesquisa de opções para suas férias vai ser o grande diferencial para se ter uma grande economia e não se comprometer com os gastos. Os apelos das férias têm muito a ver com a realização de desejos e a questão de lazer. Para quem está na cidade onde mora, é importante tentar descobrir quais são os passeios que podem ser feitos com mais economia, na sua cidade. Há muitos passeios gratuitos e muita coisa legal acontecendo.
  5. Uma finança pessoal bem organizada e tranquila indica que houve planejamento anterior. Esse planejamento não deve ter como princípio apenas este momento. Ele deve ser feito a todo o momento, com adequação das férias aos gastos e uma poupança prévia. Isso faz toda a diferença para permanecer tranquilo antes, durante e depois das férias.

Planeje sua viagem com consórcio

O consórcio pode ser uma ferramenta para quem busca planejar com antecedência uma viagem. De intercâmbios, férias em família ou até a comemoração de datas especiais, como aniversários, formaturas e bodas. Através do consórcio de serviços é possível contratar, por exemplo, os serviços de uma agência de viagens.

Quem decidir utilizar o consórcio para viajar, deve planejar sua entrada em um grupo com antecedência. Isso porque a contemplação, por sorteio, pode acontecer até o último mês do grupo. Antes disso, apenas sendo contemplado via oferta de lances. Portanto, é fundamental checar o prazo de encerramento do grupo antes de assinar o contrato de adesão.

Mais informações sobre a utilização do consórcio para viajar, no post abaixo:

Categoria(s):

Dicas da ABAC

Tag(s):

, , , , , , , , , ,

2 respostas para “Férias de julho: 5 dicas para não descontrolar as finanças”

  1. Carla disse:

    Muito bacana o seu artigo. Super completo e detalhado. Vou continuar acompanhando o blog.. Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS