A experiência do cliente é um fator decisivo para o sucesso no mercado de vendas e no Sistema de Consórcios não seria diferente. Mas como oferecer um atendimento de excelência e ainda ampliar os resultados? A resposta está na combinação entre personalização, tecnologia e relacionamento.
Quem garante é Ariane Abreu, diretora comercial da Total IP, empresa especializada no desenvolvimento de softwares para o atendimento a clientes. Nessa matéria, a gestora compartilhou insights valiosos sobre como os vendedores de consórcio podem melhorar sua performance e proporcionar uma experiência diferenciada aos clientes.
A diretora comercial aponta que os vendedores, de uma forma geral, enfrentam diversos desafios no atendimento ao cliente. “Muitas vezes, há falta de personalização, ocasionando dificuldade em oferecer soluções adaptadas às necessidades específicas de cada cliente. Além disso, a gestão de tempo é um obstáculo constante, pois conciliar prospecção, atendimento e fechamento de vendas exige organização e eficiência”.
Ferramentas como Speech Analytics permitem compreender melhor as dúvidas e preferências do público, criando abordagens mais eficazes e personalizadas.
Outro desafio apontado por Ariane Abreu é a resistência às novas tecnologias, que pode limitar o aproveitamento de ferramentas inovadoras capazes de otimizar o trabalho dos profissionais. Ela destaca a importância de acompanhar a adoção dessas inovações no atendimento, pois tendem a impactar, cada vez mais, o setor de consórcios nos próximos anos.
“A inteligência artificial pode ser usada para análise de crédito, por exemplo, para avaliar a elegibilidade do cliente com base em dados financeiros, aumentando a precisão das ofertas e tornando o processo mais eficiente”, afirmou.
Há ainda a possibilidade do uso de chatbots – programas que simulam uma conversa humana – para responder perguntas frequentes e realizar triagens iniciais, liberando os vendedores para focar em interações mais complexas.
Como exemplo prático, a especialista apontou que “um vendedor pode usar um chatbot em seu site que, ao identificar um cliente potencial, coleta informações básicas e agenda uma reunião com o profissional via WhatsApp”.
A ABAC acompanha de perto essa tendência. No ano passado, a Inteligência Artificial no Sistema de Consórcio foi um dos temas centrais debatidos no CONAC. Se você quer se aprofundar nessa discussão, clique aqui e baixe a revista com a cobertura completa do congresso.
Conhecer profundamente o Sistema de Consórcios também faz toda a diferença na construção de relacionamentos duradouros e eficazes com os clientes. Ariane defende que “vendedores bem informados transmitem mais confiança e conseguem solucionar problemas com maior rapidez e assertividade.”
Em tempo: Você sabia que a ABAC tem um site onde você pode aprender TUDO sobre consórcios? No consorciodeaaz.org.br você encontra vídeos, podcasts, e-books e a relação completa de administradoras associadas à ABAC.
Se você gostou dos insights apresentados até aqui, precisa acompanhar nosso próximo post, em que traremos 5 dicas essenciais para transformar sua abordagem com os clientes, aumentar a conversão de vendas e fortalecer o relacionamento com os consorciados. Fique ligado!
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