Como ser um profissional certificado PCA-10?

13 . jan . 2021

Você já deve ter ouvido falar na PCA-10, a Certificação para Profissionais de Consórcio, oferecida pela ABAC, com apoio do Banco Central do Brasil. Se você é profissional do setor e ainda não tem a sua, confira esse texto e não perca mais tempo para mostrar para o mercado a sua qualificação.

A PCA-10 tem por objetivo atestar o nível de conhecimento técnico do profissional que atua com consórcio e promover boas práticas no atendimento ao cliente. 

Para ter acesso à prova, o candidato deve comprar uma matrícula. Basta entrar no site certificacaoabac.org.br, selecionar “certificação”, fazer o cadastro e realizar a compra.

Validade da matrícula

O profissional tem o prazo de 90 dias para uso da matrícula, iniciando-se no momento da compra. Para matrículas compradas por pessoas jurídicas, os 90 dias começam a ser contabilizados após a ativação pelo profissional.

Se o profissional não realizar suas tentativas em até 90 dias, a contar da data de sua matrícula, esta perderá validade para todos os fins e o cadastro será inativado, sendo necessária a compra de nova matrícula para ativação.

O exame da PCA-10

O exame é realizado on-line, respeitando-se os requisitos de conexão e segurança informados no edital. O conteúdo é composto por 50 questões de múltipla escolha, divididos em quatro módulos: Objetivos do Consórcio e Legislação, Funcionamento e Processos, Cálculos Financeiros e Ética e Melhores Práticas.

Para ser aprovado, o candidato precisa obter 70% de acertos no cômputo geral, obedecendo à proporcionalidade e ao peso de cada módulo, e desde que nenhum deles seja zerado.

Em caso de reprovação ou de problema sistêmico no momento do exame, é permitida uma segunda tentativa, sem custo, desde que dentro do prazo de validade da matrícula (90 dias).

Resultado

O resultado estará disponível para visualização na plataforma em um prazo de até 72 horas úteis após a realização do Exame. O candidato é informado por e-mail que o resultado está disponível. Por motivo de confidencialidade das perguntas, apenas é informado se houve aprovação ou não.

A certificação tem validade de três anos, a contar da data de obtenção, e, quando expirada, o(a) profissional terá que fazer novo exame.

O profissional aprovado na PCA-10 recebe um badge, uma medalha virtual que comprova sua autenticidade. Ao clicar na imagem, o consumidor é direcionado ao portal da Brasil Open Badge, onde pode verificar todas as informações relacionadas àquela certificação, como data de emissão e validade, e código de verificação. O badge é enviado ao profissional aprovado por e-mail. Clique aqui para assistir ao vídeo e saber mais.

Para conferir edital e valor da Certificação PCA-10, clique aqui.

Curso preparatório para a PCA-10

Quem quiser se preparar para a prova, pode fazer o Curso de Capacitação em Consórcio, cujos módulos são os mesmos da certificação. Ele é totalmente on-line e tem carga horária equivalente a 24 horas.

Para mais informações sobre o curso e a certificação da ABAC, acesse:

certificacaoabac.org.br

E se você ainda tem dúvidas se deve ou não ter a PCA-10, da ABAC, confira 10 Motivos para ter a certificação da ABAC.

Conteúdo atualizado em fevereiro/2022.

Categoria(s):

Dicas da ABAC

Tag(s):

, , , ,

6 respostas para “Como ser um profissional certificado PCA-10?”

  1. LUCAS EDUARDO ALMEIDA SANTOS disse:

    É possível encontrar simulados ou provas antigas do PCA 10 pra testar os conhecimentos?

  2. Mateus Silva disse:

    Pode usar calculadora e papel e caneta para anotações durante o exame de certificação PCA-10?

  3. Rosangela Maria disse:

    Boa noite!
    1 – Tem como parcelar o valor do curso preparatório de 125 reais?
    2 – Nessa prova cai perguntas técnicas que precisam fazer cálculos? Pois se não pode usar calculadora, então isso me deixa um pouco preocupada caso caiam questões matemáticas.
    3 – A prova é online mesmo ou devemos marcar para realizá-la presencialmente em algum lugar?
    Obrigada!

    • ABAC disse:

      Olá, Rosangela.

      É possível parcelar a compra com cartão de crédito, porém, pode haver juros, dependendo da sua operadora.

      Disponibilizamos uma calculadora no ambiente virtual de aplicação de prova.

      Tanto a prova quanto todos os processos relacionados à certificação são on-line.

      Esperamos que você conquiste sua certificação!

      Um abraço,
      Equipe ABAC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS