Cinco dicas para fazer um consórcio com segurança

13 . nov . 2015

O consórcio tem sido, cada dia mais, a opção dos brasileiros para a compra dos mais variados bens e serviços. Hoje esse Sistema já conta com 7,15 milhões de participantes! Entre os motivos do sucesso desta modalidade estão parcelamento integral, ausência de juros e uma infinidade de planos disponíveis, com diversas opções de créditos e prazos.

Se você está pensando em adquirir um consórcio para realizar seus planos, leia nossos posts e entenda Como funciona o Sistema de Consórcio e Como entrar para um grupo de consórcio. E, para fechar negócio sem problemas, confira a seguir cinco dicas importantes de como fazer um consórcio com segurança:

1) Antes de assinar o contrato de adesão, leia atentamente as cláusulas, pois nelas devem constar todos os seus direitos e deveres. Certifique-se de que tudo o que foi prometido, pelo vendedor ou em propaganda, consta no documento. A administradora deverá lhe entregar uma cópia do contrato e também a do regulamento do seu grupo.

2) Verifique no contrato, dentre outros pontos, as regras de contemplação por sorteio e lance, que são as duas formas de ter acesso ao crédito pelo consórcio. No sorteio, todos os participantes concorrem igualmente, não sendo possível prever quem será sorteado. Mas você pode ofertar lances e antecipar a contemplação, caso seu lance seja o vencedor, motivo pelo qual você deve conhecer as regras do seu grupo;

3) Em caso de aquisição de cotas de terceiros, seja ela contemplada ou não, verifique com a administradora quais os documentos necessários para a transferência do contrato e para a utilização do crédito.

4) Não antecipe valores até a aprovação da transferência do contrato pela administradora. Ah! E lembre-se de ler o documento, pois você estará assumindo todos os direitos e as obrigações do consorciado que está sendo substituído;

5) Só faça negócio com administradoras de consórcios autorizadas pelo Banco Central do Brasil (BCB), que é a autoridade responsável por normatizar e fiscalizar o Sistema de Consórcios. No site do BCB, você encontra a relação completa: bcb.gov.br/?consorcio.

Novidade Educativa

Para que cada vez mais brasileiros façam um bom negócio com o consórcio, a ABAC acaba de lançar a campanha educativa Consórcio, faça um bom negócio!

O objetivo é orientar consumidores sobre como proceder para fechar um negócio com transparência e fazer um consórcio com segurança.

As dicas estão sendo publicadas em jornais, sites e nas redes sociais da ABAC: Facebook, Twitter, Google+ e LinkedIn.

fazer-consorcio-com-seguranca

Quer saber mais? Acesse o site da campanha e confira!

Categoria(s):

Dicas da ABAC

Tag(s):

2 respostas para “Cinco dicas para fazer um consórcio com segurança”

  1. Antônio Aguiar disse:

    Bom dia
    Tenho um consórcio de imóvel quais os documentos necessários na contemplação
    E depois de pagar 50% do consórcio a exigência de docs e menor

    • ABAC disse:

      Olá, Antonio.

      Cada Administradora tem um critério de avaliação do cadastro e da capacidade de pagamento do consorciado contemplado. Consulte a sua Administradora para verificar a relação dos documentos que devem ser entregues.

      Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS