Falamos sobre adegas de luxo e como o planejamento com consórcio pode tornar esse sonho real nesse post. Agora, chegou a vez de conhecer a maneira correta de armazenar o vinho para garantir uma boa experiência sensorial. Afinal, não há nada mais frustrante do que abrir uma garrafa e perceber que o vinho perdeu seu aroma e sabor.
Quem garante isso é Gina Facuri, especialista em mercado de luxo e proprietária da Reserva 35. A seguir, você confere dicas práticas dadas pela empresária sobre como conservar suas garrafas com qualidade.
Segundo Gina, a temperatura é um dos fatores mais importantes para a conservação do vinho. “Se você coloca o vinho em uma geladeira e depois tira, ou expõe a variações frequentes, ele reage. O calor excessivo pode fazer com que o vinho evolua rápido demais ou até fermente”, alerta.
O ideal é armazená-lo em um ambiente com temperatura estável, em torno de 12°C a 16°C, e com umidade controlada para evitar que a rolha resseque.
Local ideal para armazenar o vinho
Gina sugere alternativas acessíveis para armazenar suas garrafas em casa. “Se você não tem uma adega climatizada, pode colocá-las em um guarda-roupas, desde que estejam deitadas, longe da luz direta, sem oscilação de temperatura e umidade controlada.”
A especialista também orienta evitar a cozinha. “A cozinha é um local com muitos odores que podem interferir no vinho devido à micro oxigenação da rolha”, explica.
A limpeza é um ponto fundamental para quem deseja manter a qualidade dos vinhos. “Ao higienizar um espaço de armazenamento, use álcool para eliminar bactérias e impurezas”, recomenda Gina. Para as taças, o álcool também é eficiente para garantir que não haja odores indesejáveis que possam interferir na experiência de degustar a bebida.
Não só o local de armazenamento do vinho inclui para uma experiência diferencial. O recipiente onde você irá degustar a bebida também conta. Gina explica que as taças de cristal são ideais porque são mais porosas e ajudam a oxigenar melhor o vinho, destacando seus aromas e sabores.
O modelo da taça também interfere na experiência. Os recipientes são criados para conduzir a bebida para o local exato onde ela deve estar, considerando o contato com o nariz e a boca ao mesmo tempo. É recomendável ter taças específicas para vinho branco, vinho tinto e espumantes.
Armazenar seus vinhos de maneira correta não é apenas uma questão de cuidado, mas de planejamento e valorização dos momentos especiais. Com pequenas práticas diárias, você garante que cada garrafa seja apreciada em sua melhor forma. E quem sabe, no futuro, uma adega climatizada pode ser o próximo passo para levar sua paixão por vinhos a outro nível?
Afinal, você também merece brindes inesquecíveis!
Próxima
Deixe um comentário