Organizar suas finanças pessoais é um hábito que ainda não faz parte do cotidiano de quase metade dos brasileiros. Foi o que constatou uma pesquisa realizada em todas as capitais pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Logistas (CNDL), em que quase metade dos entrevistados (48,8%) declararam não realizar um controle sistemático do seu orçamento, sendo que 29,3% o fazem apenas ‘de cabeça’. A busca pela organização das finanças pessoais, além de cortar e controlar gastos, requer uma prática que pode fazer diferença no orçamento: aprender a gastar melhor.
À convite do Blog da ABAC, a economista Silvia Guido indica algumas lições para quem busca aprender a gastar melhor. Antes de fazer cada compra, questione-se sobre sua necessidade de adquirir o item, se há urgência na aquisição e se você pode esperar para fazer uma compra à vista. Por exemplo, se você precisa trocar seu celular, tem dinheiro poupado e pode pagar à vista, fará uma boa compra quando encontrar o modelo ideal em liquidação. No caso do mal comprador, ele tem um celular que satisfaz suas necessidades, mas quando vê o modelo novo em liquidação, compra sem ter dinheiro poupado ou se planejado para isso.
5 lições para gastar melhor
Agora que você conhece essas 5 lições, faça uma autorreflexão. Como você tem gastado nos últimos anos? Você tem o perfil do comprador por impulso? Para cultivar novos hábitos que ajudem suas finanças pessoais, acompanhe nossos posts sobre Educação Financeira.
Excelentes dicas! Nós brasileiros necessitamos muito de educação financeiro.
Parabéns SILVIA GUIDO! Ótimas dicas! Agora é só colocar em prática né?
Ela que cuida do meu. Excelente consultora
Parabéns Bi! Vou levar para o meu dia dia as dicas. Bora por em prática . Sucesso e parabéns por mais essa etapa que está concluindo.