A 11ª edição da Semana ENEF começa na próxima segunda-feira (13) e vai até 19 de maio. O tema central do evento este ano é “Proteção Financeira”, com foco em formas de o consumidor se prevenir contra golpes e fraudes financeiras. A ABAC mais uma vez participará com uma ação imperdível.
A Semana ENEF é um evento anual com abrangência nacional, realizado desde 2014. Tem foco na promoção de ações e iniciativas gratuitas que colaboram para a disseminação e o aumento da educação financeira para jovens e adultos.
Segundo o Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), organizador da SENEF, as finanças digitais têm se tornado uma alternativa cada vez mais escolhida por consumidores para a gestão e controle do dinheiro, especialmente depois do surgimento de diversas soluções tecnológicas.
Por isso, ao longo da campanha deste ano serão promovidas iniciativas gratuitas com foco em mitigar riscos financeiros cibernéticos, promover o combate e a prevenção a fraudes, e promover a segurança da informação.
A ABAC participará da 11ª Semana ENEF com uma ação incrível! A entidade apoia o evento desde seu lançamento, e desde 2016 participa ativamente apresentando novidades para promover a educação financeira ao público em geral.
Então, aguarde e acompanhe nosso site saberfinanceiro.org.br! É dia 13 de maio, segunda-feira!
A Semana ENEF conta com a participação de diversas instituições do país e até mesmo de pessoas físicas que promovem ações e iniciativas de educação financeira, previdenciária, securitária ou fiscal. São palestras, cursos, oficinas, campanhas de divulgação, entre outras ações gratuitas de formatos diversos.
Para participar de alguma das iniciativas da Semana ENEF, o cidadão pode consultar a programação. As organizações que promovem as iniciativas é que define os critérios da sua participação.
Acesse a agenda completa clicando aqui.
A Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) é uma iniciativa pública que reconhece a educação financeira, previdenciária, securitária e fiscal como ferramenta de inclusão social, de melhoria da vida do cidadão e de promoção da estabilidade, concorrência e eficiência do sistema financeiro do País.
A ENEF é coordenada pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), formado pelos seguintes órgãos e entidades públicas: Banco Central do Brasil (BCB); Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Superintendência de Seguros Privados (Susep); Secretaria do Tesouro Nacional da Secretaria Especial de Fazenda do Ministério da Economia (STN); Secretaria de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência (SPREV); Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc); Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon); e Ministério da Educação (MEC).
A educação financeira tem como objetivo conscientizar o indivíduo sobre a importância do planejamento financeiro. Assim, ele pode desenvolver uma relação equilibrada com o dinheiro e decisões sobre finanças e consumo que promovam o seu bem-estar.
Quando o cidadão entende os fatores que influenciam suas escolhas financeiras, consegue equilibrar seus desejos imediatos com suas necessidades de longo prazo. Um dos efeitos disso é o aumento do hábito de poupar, um importante pilar da educação financeira.
Com isso, todos saem ganhando, já que um cidadão financeiramente educado também contribui para o bem-estar coletivo, seja porque essa qualificação resulta em um sistema financeiro mais sólido e eficiente, seja porque cada pessoa tem melhores condições para lidar com emergências e momentos difíceis da vida.
Deixe um comentário