Conheça os golpes financeiros mais comuns e NÃO caia neles

19 . mar . 2024

Site falso, link desconhecido, roubo de dados… como fazer para identificar os golpes financeiros mais comuns e não cair neles? Este post traz informações do Banco Central do Brasil (BCB) para te ajudar a lidar com essas situações.

1) Golpe do empréstimo falso

Esse golpe afeta justamente aquelas pessoas que estão na situação financeira mais vulnerável e mais precisando de dinheiro. E são justo essas que vão acabar perdendo grana. O golpe acontece quando te oferecem um empréstimo, geralmente no valor precisado, mas com juros muito abaixo dos praticados no mercado. O consumidor acaba achando que encontrou uma excelente oportunidade.

O problema é que, para liberar esse empréstimo, o golpista vai pedir um adiantamento. Uma quantia em dinheiro para poder desbloquear o crédito, como se fosse de uma garantia, para pagar o IOF ou alegando que é para o Banco Central liberar o dinheiro. Tudo isso é lorota!

Ao antecipar uma quantia para liberar um empréstimo, acontece quase sempre uma única coisa: você não recebe dinheiro nenhum e o bandido some com sua grana. Por isso, nunca faça depósitos sob essas justificativas. Nenhuma instituição financeira séria, regulada pelo Banco Central, vai te pedir isso!

2) Golpe da central de atendimento falsa

Alguém te liga dizendo que tem uma compra não reconhecida ou qualquer outro problema com seu cartão de crédito. A partir daí pode ser que aconteçam duas coisas: ou pedem seus dados do cartão, que vão ser usados em alguma fraude futura, ou, pior ainda, dizem que vão mandar um motoboy na sua casa para pegar esse cartão e fazer alguma averiguação para resolver o problema que eles identificaram. Na verdade, eles vão pegar esse cartão com a sua senha e fazer compras que você não quer (para eles, claro!).

Durante essa suposta ligação, não faça nada! Não clique em nenhum link enviado pelo whatsapp e não siga nenhum procedimento que vão te orientar a fazer na hora, porque o banco na verdade não vai fazer isso. Isso é coisa de golpista! Desligue o telefone na cara do sujeito e faça você mesmo uma ligação para o banco, no número que aparece no verso do seu cartão. Assim, você terá certeza de que está falando com seu banco para poder averiguar se aquele problema realmente existe ou se não era um golpe.

É fundamental que você mesmo ligue para o banco porque os golpistas conseguem emular até mesmo o número da central telefônica. E nunca, em nenhuma hipótese, uma instituição financeira vai mandar alguém na sua casa para pegar seu cartão e usar a sua senha para fazer qualquer averiguação.

3) O golpe do falso e-commerce

Durante a pesquisa de algum produto na internet, aparece um anúncio do exato modelo que você deseja, mas com um preço muito abaixo do oferecido pelo mercado. Por exemplo: uma geladeira pela metade do preço. O site, na verdade, é de um golpista que, ou vai te pedir um pix para liberar a compra, ou vai pegar os dados de seu cartão para fazer fraudes. Então, tenha muito cuidado ao efetuar compras na internet.

    Desconfie de ofertas muito vantajosas e daqueles sites que você não conhece. Se você vai comprar em um marketplace, que tem vários fornecedores, avalie a reputação de cada vendedor para ter certeza de que ele é idôneo. E se for mesmo fazer a compra, tenha certeza de que exista uma política de devolução do seu dinheiro caso o produto não seja entregue, ou caso você caia num golpe.

    Caso opte em fazer seu pagamento por boleto, confira se o nome que aparece é exatamente o mesmo do vendedor ou a razão social da loja em que está comprando. Se possível, prefira usar cartão de crédito nas compras online, ao invés de pix ou boleto. Isso porque, nesses casos, você estará depositando direto na conta do golpista. Já com o cartão de crédito, você pode contestar a compra se o produto não for entregue ou se o golpe for identificado.

    4) Golpe do amigo pedindo dinheiro

    Você está de boa em casa e de repente chega uma mensagem de um amigo, dizendo que está precisando muito de uma grana. Às vezes, ele vai dizer até que está sendo ameaçado ou coagido naquele momento, que precisa do dinheiro na hora. Naturalmente, se a pessoa puder ajudar, vai ficar inclinada a fazer uma transferência para aquele colega resolver o problema.

    A questão é o que vem depois. O perfil do amigo na rede social pode ter sido clonado, assim como a conta no whatsapp, ou o celular roubado. Na verdade, o consumidor esteve falando o tempo todo com um bandido e não com seu conhecido. Nesses casos, se você receber um pedido de ajuda e quiser colaborar, faça uma ligação de vídeo para a pessoa. Assim, terá a certeza de que aquela pessoa é realmente quem você pensa que é.

    Esses são os quatro golpes mais comuns, segundo o Banco Central. Por isso, fique de olho! E repasse também esse post para todas as pessoas que precisam ficar mais atentas e ter conhecimento dessas informações.


    O conteúdo deste post foi elaborado com informações do episódio 105 da série “BC te Explica”, do Banco Central. Se preferir acompanhar o conteúdo em vídeo, assista abaixo:

    Categoria(s):

    Dicas da ABAC

    Tag(s):

    , , , , ,

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Receba novidades





      ENVIE SUGESTÕES
      DE POSTAGENS