Adesões ao consórcio crescem mais de 18% em São Paulo

28 . set . 2022

O Estado de São Paulo responde por quase um terço da economia brasileira. Se sua importância é inegável para o país, o mesmo pode se dizer no Sistema de Consórcios. Os paulistas representam cerca de um quinto dos resultados do setor e, no 1º semestre de 2022, compraram 18% mais cotas de consórcio do que no mesmo período de 2021.

De janeiro a junho deste ano, foram vendidas 410.908 cotas de consórcio em São Paulo. Isto representa alta de 18,2% ante as 347.655 cotas vendidas no 1º semestre do ano passado. As adesões contabilizadas entre os paulistas corresponderam a 22,2% do total de adesões registrado pelo Sistema de Consórcios no 1º semestre, que foi de 1,851 milhão de cotas.

Os percentuais de participação de São Paulo nos resultados do Sistema de Consórcio se aproximam muito do que o estado representa no total da população nacional. De acordo com dados do IBGE de 2019, 21,9% dos brasileiros residem em São Paulo.

Vejamos os resultados de contemplações, por exemplo. No 1º semestre, as mais de 141 mil contemplações registradas em São Paulo corresponderam a 19% das 745,02 mil contabilizadas no país. Além disso, o total de contemplados foi 3,8% maior que os 136.341 do 1º semestre de 2021.

Já no número de participantes ativos, São Paulo também fechou junho em alta. Com 2,05 milhões de consorciados, a alta foi de 7,4% ante o 1,91 milhão do mesmo mês do ano passado. Sendo assim, o estado registrou 23,4% de participação no universo total de consorciados ativos do Sistema de Consórcios em junho de 2022. O percentual supera em 1,5 pontos a proporção que São Paulo representa na população brasileira, segundo o IBGE.

Mais sobre adesões ao consórcio nos Estados

Para ajudar a traçar um panorama do setor de consórcios por todo o Brasil, a ABAC criou a série de e-books “Consórcio pelo Brasil”. E novas edições acabam de ser publicadas, trazendo os dados do 1º Semestre de 2022. São sete e-books, sendo seis com dados dos segmentos do consórcio (leves, pesados, motocicletas, imóveis, eletros e geral) e um com dados do setor em geral.

Para fazer o download de cada e-book separadamente, clique aqui.

Caso queira baixar os sete e-books em um único download, clique na imagem abaixo:

Categoria(s):

Drops de Mercado

Tag(s):

, , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS