Apenas metade dos brasileiros (51%) realiza um controle sistemático do orçamento, segundo pesquisa anual do SPC Brasil, divulgada em janeiro de 2017. Conheça os benefícios de manter o orçamento organizado, prática fundamental para te ajudar a cuidar melhor de suas finanças pessoais e a planejar como gastar seu dinheiro.
Os sonhos de consumo se transformam em realidade à medida que são estabelecidas metas claras e objetivas – leia o post Como transformar sonhos em projetos. Com o orçamento organizado, seja pessoal ou familiar, você controla toda a movimentação de recursos – incluindo receitas, despesas e investimentos. Nesse sentido, é fundamental que todos os membros da família participem, considerando as diferenças nos perfis e no comportamento financeiro de cada um.
Mantendo o orçamento organizado, você tem diversos benefícios, entre os quais:
Comece a praticar o hábito de manter o orçamento organizado para conseguir gerenciar sua vida financeira. O objetivo principal é fazer com que seu orçamento seja superavitário, ou seja, que suas despesas sejam menores do que as receitas. A princípio, é natural que surjam dúvidas ao adotar novos hábitos, mas o mais importante é não desanimar, ainda que apareçam dificuldades.
Existem ferramentas que te ajudam a organizar o orçamento, desde as mais simples, como um pedaço de papel e lápis, planilhas (clique aqui e faça download de um modelo criado pela ABAC) e até mesmo aplicativos – conheça 5 apps que vão melhorar seu controle financeiro. O importante é escolher aquela que te deixe mais confortável.
Não perca na próxima sexta o post “Quatro passos para organizar seu orçamento pessoal”.
Deixe um comentário