Contratação de consórcio: o que influencia o consumidor?

20 . ago . 2026

A contratação de consórcio envolve a consideração de diversos fatores por parte do consumidor. Segundo pesquisa encomendada pela ABAC à Okiar Intelligence – Pesquisa de Mercado, confiança, emoção e percepção de valor fazem parte do processo. Mas o que pode aumentar a intenção de contratar e quais caminhos o consumidor percorre até tomar essa decisão?

Realizada em etapas qualitativa e quantitativa, a pesquisa buscou compreender como o consórcio é percebido pelos consumidores e aprofundou aspectos relacionados à decisão e à contratação da modalidade. Os resultados quantitativos mostram diferenças importantes de acordo com a experiência anterior de cada perfil com o consórcio.

Intenção de contratar varia conforme a experiência

Na etapa quantitativa, a decisão do futuro consorciado aparece relacionada à confiança, emoção e percepção de valor. De acordo com o levantamento, além de entender a modalidade, era necessário que o interessado acreditasse nela para dar o primeiro passo.

No geral, a intenção de contratar nos próximos 12 meses foi moderada, resultando em média 6, indicando um cenário de interesse, mas sem forte convicção. Todavia, entre os que nunca contrataram, a propensão foi menor , com média de 4,4, indicando maior resistência ou falta de convencimento. Já os cancelados, também com menor inclinação, apresentaram 5,2.

O que pode influenciar a contratação de consórcio? 

Ainda na etapa quantitativa, entre os que nunca contrataram um consórcio, quatro variáveis de percepções foram observadas para aumento de probabilidade de uma decisão positiva: emoção, segurança, benefício e disciplina.

Entre as percepções registradas estão “o setor de consórcios é seguro para quem deseja adquirir um bem”. Ou ainda, “programas de fidelidade ou vantagens exclusivas me incentivariam a permanecer no grupo até o final” para os que esperavam benefícios, ou a percepção de disciplina, expressa em “o consórcio é uma forma de evitar gastos impulsivos”. 

Somente uma variável, cuja percepção foi relacionada à burocracia, implicou em redução de probabilidade de contratação: “a garantia de que o setor é fiscalizado e regulado”. 

O nível de conhecimento sobre a modalidade também foi analisado pela pesquisa. Neste post, mostramos que 56% dos entrevistados conhecem o consórcio e que, entre aqueles que conhecem, 28% afirmaram conhecê-lo bem ou muito bem. 

Indicação e redes sociais estão entre os caminhos para a contratação

A adesão da cota de consórcio é apenas uma etapa da experiência. Durante a vivência no grupo, a clareza sobre o funcionamento do consórcio, a previsibilidade da contemplação e a capacidade de manter o compromisso financeiro ganharam importância.

Os resultados da etapa quantitativa também indicaram que o processo de adesão é baseado principalmente na confiança. A decisão apresentou baixa busca comparativa e maior dependência da intermediação humana, em especial via instituições financeiras.

Entre os cinco canais de contratação, esteve o relacionamento com conhecidos ou a influência de comunidades virtuais. O mais utilizado foi indicação de um amigo, com 30%; seguida por redes sociais, com 24%; e os bancos e instituições financeiras, com 23%. 

Na etapa de consideração e decisão, a decisão ocorreu com baixa busca comparativa e de forma rápida. O fato mais constante foi o levantamento de informações em apenas uma empresa, com 43%. Na sequência, com 29%, vieram os que pesquisaram em duas empresas, e com 22%, os que decidiram no mesmo dia. 

Consumidor busca autonomia, mas também suporte 

Na intermediação, os bancos assumiram papel central. A pesquisa registrou 41% para agências de bancos/instituições, 23% para administradoras independentes e 17% para concessionárias de veículos automotores. 

Na contratação de consórcio, os canais assistidos também tiveram destaque: 49% contrataram de forma presencial, 18% via WhatsApp, 14% por contato humano remoto e 7% por aplicativo. 

Quanto ao formato preferido, os resultados indicaram a busca por autonomia com disponibilidade de suporte: 35% preferiram o atendimento conjugado digital e humano, 34% o totalmente humano e 24% o inteiramente digital. 

Os dados mostram, portanto, diferentes fatores e caminhos envolvidos na decisão e na contratação. Da confiança aos canais utilizados, a pesquisa ajuda a compreender como o consumidor chega até o consórcio e quais formas de atendimento prefere nesse processo.

E você, o que considera mais importante antes de contratar um consórcio? Compartilhe sua opinião nos comentários e envie este conteúdo para quem deseja conhecer melhor a modalidade.

Sobre a pesquisa

A Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) encomendou pesquisa qualitativa e quantitativa à Okiar Intelligence, com o objetivo de identificar fatores que têm impulsionado o crescimento do Sistema de Consórcios e compreender como ele é percebido pelos consumidores, inclusive as principais finalidades de utilização dos créditos.

A base total do levantamento reuniu 3.290 consumidores, com entrevistas qualitativas realizadas em quatro grupos de trabalho, totalizando 20 pessoas, para observar as diferenças dos perfis de consumidores: consorciados ativos, contemplados e cancelados, responsáveis pela contratação do plano nos últimos dois anos.

O total de consultas foi constituído por 55% de homens e 44% mulheres, sendo 62% na faixa etária de 18 a 35 anos, 35% de 36 a 55 anos, e 3% acima dos 56 anos. Entre os participantes, havia 50% de casados ou com união estável e 39% com filhos.

Na metodologia aplicada, foram consultadas cinco classes sociais, sendo 11% da A, 46% da B, 35% da C, 5% da D e 3% da E. Com cobertura nacional, incluindo capitais e interior, os entrevistados eram originários das regiões Sudeste, com 44%; Centro-Oeste, com 28%; Nordeste, com 16%; Sul e Norte com 6% cada.

Categoria(s):

Pesquisas da ABAC

Tag(s):

, , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS