Por que planejar a aposentadoria?

20 . nov . 2020

Envelhecer é um evento natural e esperado. Por ser esperado, é muito importante que nos preparemos financeiramente, pois todos nós queremos chegar lá com qualidade de vida, não é mesmo? Vamos, então, falar de aposentadoria, ou melhor, da preparação financeira para isso.

Vamos começar fazendo algumas perguntas: o que você quer fazer no futuro, quando aposentar-se? Fazer o que gosta? Ter sossego? Segurança? Viajar? Ter qualidade de vida? Manter o mesmo padrão de vida de hoje? Seja qual for o seu desejo, é preciso preparar-se. Então, como você pretende atingir isso?

O planejamento para a aposentadoria exige fazer essa reflexão. É por isso que preparar-se envolve diferentes aspectos: os desejos, os sonhos e as escolhas de cada um. E seja qual for a sua escolha, uma coisa é certa, haverá implicações financeiras.

Por isso, esse é um dos aspectos mais importantes da educação financeira. Vamos tratar agora de três pontos bastante importantes para você refletir.

1. Aumento da expectativa de vida

Em 1980, a expectativa de vida do brasileiro estava em 62,5 anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2012, ela subiu para 74,5 anos. Isso significa que, em 30 anos, a esperança de vida do brasileiro aumentou 12 anos. 

Mas nós sabemos que o futuro é incerto. Ninguém sabe até quando vai viver. Você pode esperar viver 73 anos, mas pode chegar aos 80 anos “vendendo saúde”. Isso seria ótimo, não? Você sabia que isso está cada vez mais frequente? Que tal preparar-se para viver com qualidade? Sejamos otimistas! E quer uma notícia boa? Até 2050 é provável que a expectativa de vida do brasileiro ultrapasse os 80 anos! Então, vamos nos preparar para viver mais e com qualidade.

2. Aumento do custo de vida

O aumento do custo de vida na terceira idade é mais um ponto para cautela. Muitos gastos sobem quando já estamos aposentados. Esse é o caso, por exemplo, dos gastos com planos de saúde e com medicamentos em geral. Certamente, esse é mais um caso que varia de pessoa para pessoa, de família para família, sendo mais um ponto para cautela na hora de planejar a sua aposentadoria.

3. Concretização de sonhos

Para alguns, a aposentadoria pode envolver a realização de viagens e cursos ou a dedicação a hobbies e a projetos sociais. São projetos que devem ser planejados, além da manutenção do padrão de vida desejado. Ou seja, se faz parte do seu projeto, por exemplo, uma viagem longa a cada dois anos, os custos dessa viagem devem ser planejados. O mesmo vale para quem quer se dedicar a uma nova profissão, por exemplo. Que tal pesquisar o preço do curso e outros custos envolvidos para cursá-lo?

Quem precisa se preocupar com aposentadoria?

A princípio, todos nós, independentemente da idade. Sabendo que dinheiro tem valor no tempo e que os juros compostos fazem crescer o montante de forma exponencial, é importante fazer um bom planejamento para o longo prazo e, quanto maior for o prazo, mais os juros podem trabalhar a nosso favor.

Assim, uma regra básica para o planejamento de sua aposentadoria é: quanto antes você começar a investir nela, menor será o aporte necessário para concretizar os seus sonhos. Portanto, que tal começar… hoje?

Uma boa sugestão é dar início à poupança para essa finalidade no momento em que começamos a trabalhar e a receber salário. Que tal poupar uma parte do seu primeiro salário para isso? Ainda que você tenha deixado para depois, a regra do “o quanto antes, melhor” permanece válida. Portanto, se ainda não começou, por que não agora? Não deixe o seu futuro, os seus sonhos nas mãos de ninguém. Faça algo por eles!

E você sabia que o consórcio pode ser uma excelente opção para aumentar a renda na aposentadoria? Saiba mais aqui.

Fonte:Portal Cidadania Financeira, do Banco Central do Brasil.

Categoria(s):

Educação Financeira

Tag(s):

, , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS