Semana ENEF: vem aí a 7ª edição

17 . nov . 2020

De 23 a 29 de novembro, durante a 7ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), milhares de iniciativas gratuitas irão ajudar a promover a educação financeira no País. Trata-se de uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), do qual a ABAC é parceira.

O tema da 7ª Semana ENEF será “Resiliência financeira: como atravessar a crise?”. Afinal, o novo coronavírus trouxe complicações para a vida financeira de uma grande parcela dos brasileiros. Em um momento de crise como este, o planejamento das finanças familiares é ainda mais importante, e o cidadão precisa estar bem informado para tomar suas decisões financeiras, mesmo sob estresse.

Como participar

É possível apoiar a Semana ENEF como realizador de uma ação ou como participante.

Como participante, você pode acompanhar a agenda do evento e escolher aqueles do seu interesse! Acesse a agenda clicando aqui.

Caso queira ser um realizador, sua iniciativa deve observar as finalidades da ENEF, conforme Decreto nº 10.393, de 9 de junho de 2020, e os critérios de gratuidade, ausência de qualquer viés comercial e a proibição de venda de produtos ou serviços. Você pode cadastrá-la clicando aqui.

Devido à pandemia de Covid-19, estão sendo incentivadas ações em formato virtual. Quando presenciais, elas devem respeitar as regras locais de prevenção e combate à pandemia de Covid-19.

Apenas na última edição da Semana Enef, ocorreram mais de 14 mil ações, que alcançaram mais de 70 milhões de pessoas. Dentre elas, o lançamento do Guia Consórcio de A a Z, pela ABAC.

Sobre Educação Financeira

A educação financeira tem como objetivo conscientizar o indivíduo sobre a importância do planejamento financeiro, para que desenvolva uma relação equilibrada com o dinheiro e decisões acertadas sobre finanças e consumo.

Quando o cidadão entende os fatores que influenciam suas escolhas financeiras, consegue equilibrar seus desejos imediatos com suas necessidades de longo prazo. Um dos efeitos disso é o aumento do hábito de poupar, outro importante pilar da educação financeira. E todos saem ganhando, já que cidadão financeiramente educado contribui para o bem-estar coletivo, seja porque essa qualificação resulta em um sistema financeiro mais sólido e eficiente, seja porque cada pessoa tem melhores condições para lidar com emergências e momentos difíceis da vida.

Conheça mais sobre a Estratégia Nacional de Educação Financeira em www.vidaedinheiro.gov.br

Organizadores

A ENEF é uma iniciativa pública que reconhece a educação financeira e previdenciária como ferramenta de inclusão social, de melhoria da vida do cidadão e de promoção da estabilidade, concorrência e eficiência do sistema financeiro do País. 

Integrando também entidades privadas, por reconhecer que o desafio é de todos, a ENEF é coordenada pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira, formado pelos seguintes órgãos e entidades públicas: Banco Central do Brasil; Comissão de Valores Mobiliários; Superintendência de Seguros Privados; Secretaria do Tesouro Nacional da Secretaria Especial de Fazenda do Ministério da Economia; Secretaria de Previdência da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia; Superintendência Nacional de Previdência Complementar; Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública; e Ministério da Educação.

Para saber mais sobre a Semana ENEF, acesse: semanaenef.gov.br.

Categoria(s):

Dicas da ABAC

Tag(s):

, , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS