fbpx

Decisões de consumo: consciente x consumista

18 . maio . 2017

Todas as nossas decisões de consumo afetam os recursos naturais disponíveis no planeta, que são imprescindíveis para a vida na Terra. Consumir com consciência é consumir diferente, tendo no consumo um instrumento de bem estar e não um fim em si mesmo e levando suas consequências em médio e longo prazo.

O consumo consciente traz vantagens não apenas ambientais e sociais, como econômicas. Ao incorporar às escolhas de consumo questões como modo de produção, quantidade e qualidade das matérias-primas, tipo e qualidade de mão de obra, produção de resíduos e outros aspectos relevantes para o meio ambiente e para a sociedade, estamos ampliando o conceito de educação financeira.

Isto é consumo consciente e sustentável: adquirir produtos e serviços ambientalmente corretos, com o mínimo de impacto sobre o meio ambiente, que possam ajudar a construir uma sociedade mais justa e, claro, que sejam economicamente compatíveis com a situação financeira do consumidor.

Um exemplo é dar preferência a frutas produzidas no local e da safra, portanto, mais baratas, favorecendo produtos que não consumiram energia para serem conservados e transportados. Outro é usar sacolas ecológicas (reutilizáveis), cujas opções são bem mais elegantes que as de plástico, que levam mais de 200 anos para serem degradadas nos aterros. Também podemos contribuir para a sustentabilidade ao reduzir o consumo desnecessário, evitando desperdícios e a produção excessiva de lixo. Adote os 3 Rs: Reduza, Reutilize e Recicle – isso fará bem ao seu bolso e ao meio ambiente!

Consumo consciente é buscar o equilíbrio entre ter o que você precisa e ser um consumidor social, ambiental e economicamente sustentável. Na tabela abaixo você verá a diferença entre um consumidor consciente e um consumidor consumista, que age sem se planejar e por impulso. 

Consumidor consumista

Consumidor consciente

Gasta compulsivamente. Planeja e, com isso, compra menos e melhor.

 

Pensa apenas em si próprio. Avalia os impactos do seu consumo para o meio ambiente e a sociedade.

 

Compra tudo o que deseja. Compra apenas o necessário.

 

Joga embalagens e produtos velhos ou danificados no lixo. Reutiliza produtos e embalagens. Não compra outra vez o que pode consertar, transformar e reutilizar.

 

Descarta todo o lixo de forma igual. Separa o que lixo orgânico do que é reciclável e dá a destinação correta, colaborando para a reciclagem e para a economia de recursos naturais, a redução da degradação ambiental e a geração de empregos.

 

Gasta mais do que pode pagar. Pensa bem se o que você vai comprar a crédito não pode esperar e certifica-se de que poderá pagar as prestações.

 

Só busca preço e qualidade do produto. Valoriza as práticas de responsabilidade das empresas para com funcionários, sociedade e meio ambiente.

 

Não se preocupa se o produto é pirata ou contrabandeado. Não compra produtos piratas e contrabandeados, mesmo os mais baratos, contribuindo para gerar empregos estáveis e para combater o crime organizado e a violência.

 

Desperdiça: deixa torneira aberta sem usar a água, lâmpada acessa sem estar no ambiente, aparelhos elétricos e eletrônicos ligados sem estar em uso etc. Evita desperdícios e utiliza efetivamente o que compra.

 

Orienta-se pelo status. Orienta-se por um estilo de vida saudável.

 

Faz “shopping terapia”. Satisfaz necessidades.

 

É imediatista e não se preocupa com o futuro. É previdente e sabe que o futuro é consequência das escolhas de hoje.

 

E aí, que tipo de consumidor é você: consumista ou consciente?

Fonte: projeto “Cidadania Financeira”, do Banco Central, e Instituto Akatu.

Categoria(s):

Educação Financeira

Tag(s):

, ,

41 Comentários

  • É importante nós como moradores do planeta presevarmos ele tendo isso na nossa consiência que se o ser humano passar do ponto do equilíbrio sustentável a nossa sociedade como um todo entra em declínio afetando principalmente nós a economia e forma que vivemos.

  • O consumo consciente nos faz ter um bom planejamento e educação financeira, importante para o futuro do nosso país e do nosso mundo.

  • Eu acho que sustentabilidade em um momento como esse que o nosso país e o mundo está passando, é algo importantíssimo,e que devemos priorizar, reutilizar pra não ter que gastar com aquilo denovo,reduzir,pra que dure mais,e reciclar para que sirva denovo

  • Numa sociedade onde o consumismo é esta cada vez mais presente, as pessoas consomem em busca de satisfação, levados até mesmo pela mídia, e isso tem consequências em médio e longo prazo. Em vez das pessoas estarem consumindo só por prazer, fizerem o consumo consciente, não só ajudaria ao ambiente e a sociedade como também a economia.

  • “Pensar nas escolhas de hoje pois,elas afetarão o futuro”,isto vale não só para o consumo como para a vida.

  • Realmente devemos ser mais espertos e calculista, temos sempre que analisar para ver onde mais consumismo para que possamos reduzir esses Gastos, fazendo com que pese menos no final do mês no nosso bolso

  • Consumo dever ser consciente e sustentável, pois o consumo apenas por consumir, assim como o comer só por comer, é alto destrutivo, mas alem disso o consumismo afeta partes que nos dão a sobrevivência, os recursos naturais são usados e desperdiçados, por isso devemos consumir com consciência.

  • O consumo consciente pode trazer vários benefícios, financeiros,ja que se consomem a penas o necessário evitando o desperdício, e também benefícios ao meio ambiente ja que assim se produzirá menos lixo

  • Devemos consumir apenas o necessário por causa da crise mundial, e evitar desperdiçar nossos recursos naturais.

  • Consumir deve ser feito com consciência, por isso o consumismo deve ser combatido, pois ele destrói a si mesmo além de destruir a natureza e ela nos mantem vivos, seria indelicado destruir o que nos mantem vivo, então tudo que for consumir, devemos lembrar que existe algo que devemos cuidar para sobreviver.

  • Todas as nossas decisões de consumo afetam os recursos naturais disponíveis no planeta, que são imprescindíveis para a vida na Terra. Consumir com consciência é consumir diferente, tendo no consumo um instrumento de bem estar e não um fim em si mesmo e levando suas consequências em médio e longo prazo.

  • Bom eu acho que o consumo é algo que acontece com muita gente, pois tem pessoas que só compra e compra, tem pessoas que desperdiça água e principalmente comer. Acho que o povo devem pensar mais quando for comprar, pois tudo de mais é veneno. E o disperdissil é algo que muitas gente não se importa mais temos que pensar no ambiente principalmente nesse tempo que estamos passando pois pode afetar nós mesmo.

  • Eu me considero uma consumidora consciente, pois só compro algo quando é necessário, alguns produtos para o dia-a-dia .Por isso considero uma consumidora consciente.

  • Bom eu achei concientizador, pra mostrar as pessoas que não podemos abusar das coisas, como falou no texto quando sairmos dos ambientes desligamos as luzes, não deixar torneiras ligadas fazermos nossa parte para que não sofrermos no futuro!
    Seja consumista não consumidor..

  • O texto nos mostra que devemos nos concientizar sabermos nossos deveres e colocar a mão na consciência.
    Pq os únicos prejudicados no futuro seremos nos!

  • O Texto Possibilita Da Gente Vê O Quanto Á De Diferença Entre Os Lados Opostos Tanto No Consumidor Consumista É O Consumidor Consciente. Tratando De Forma Moderada O Ponto De Vista De Cada Um, Sendo Assim Caracterizando A Forma Mais Fácil De Economia .

  • Na minha opinião, um consumidor consumista 70% da população do nosso planeta são assim, já os 30% das pessoas do nosso planeta são consumidor consciente ou seja ele já esta ciente daquilo que faz. Acho que todas as pessoas do nosso planeta deveriam ser assim pois o nosso planeta esta morrendo, mas nos ainda temos chance de que ele não acabe logo. Também acho que o Governo não só do Brasil más também de todo o mundo deveria fazer o mesmo, porem nessa época de CoronaVírus, tem um lado bom e ruim, o bom e que nosso planeta esta se tornando vivo novamente ou seja sem poluição sem consumismo etc. E o lado ruim e que pessoas estão morrendo, então isso e a natureza uma especie tem que ser o dominante, pois diz o ditado. Uma hora você e o caçador outra hora você e a caça. #Nãojoguelixonochão!!!

  • Todas as decisões de consumo afetam os recursos naturais disponíveis no planeta, que são imprescindíveis para a vida na Terra. Por isso que consumir sempre com consciência é consumir diferente, sempre tendo no consumo um instrumento de bem estar. Consumo consciente e sustentável é: adquirir produtos e serviços ambientalmente corretos, com minimo impacto ao meio ambiente, que possa construir uma sociedade mais justa e que seja economicamente compatíveis com a situação financeira do consumidor. Consumo consciente é buscar o equilíbrio entre ter o que você precisa e ser um consumidor social, ambiental e economicamente sustentável.

  • Sou um pouco consumista as vezes. Porém tenho que procurar mudar e comprar apenas coisas essenciais.

  • O consumo consumista não é uma maneira boa opção, porque você consume tanta coisa que nem precisa do que consume, já o consumo consciente você só consume o que realmente necessita e de maneira que você poupa seu dinheiro.

  • O consumo trás muitas vantagens pra o não apenas ambientais mais também econômicas, o consumo pode afetar os recursos naturais disponíveis no planeta, que são imprescindíveis para a vida na Terra, mais para melhorar o planeta precisamos fazer algumas coisas básicas, como Economizar água em sua casa, fechar a torneira na hora que estiver escovando os dentes, desligar o chuveiro para ensaboar o corpo, recolher água da chuva e usar para regar as plantas, evitar o uso de sacolas plásticas, evitar também o uso de produtos químicos na limpeza de casa, para lavar roupas e louça. Escolher partidos de limpeza biodegradáveis, que se decompõe na natureza, apagar as luzes de cômodos que não estão sendo usados, diminuir o consumo de produtos embalados, compre a granel e use sacolas de tecido, reciclar o lixo, andar mais de bicicleta e deixar automóvel em casa, assim teremos um planeta mais sustentável e melhor.

  • Consciente pós tento reciclar o máximo que posso

  • O consumismo descaracteriza a racionalidade humana.

  • Consumo consciente, vem daqueles que consomem somente o necessário, assim terá um futuro melhor e mais econômico.

    Já o consumista que consome só por desejo ter ou obter ou esfadigar-se a si mesmo e o tipo da pessoa que gastar sem pensar e sem trabalhar seus planos com o dinheiro embolsado.

  • consumo consciente é perceber que o consumo de toda e qualquer coisa, seja um produto ou serviço, traz consigo consequências positivas e negativas.

  • Não tenho muito o que opinar, mas eu gostei muito do tema abordado, pois aprendi muito com ele sobre o que é consumo, como consumir com consciência, o quanto o consumo consciente pode favorecer tanto pra mim, como pra sociedade, que consumir com sabedoria pode melhorar muito a situação financeira das pessoas.

  • O texto é bastante esclarecedor em relação ao consumo. Muitas pessoas praticam o consumismo sem nem saber, comprando de uma forma exagerada para satisfazer seu prazer. Por isso,necessário fazer um consumo consciente, comprando só o necessario para não acabar acumulando dividas.

  • Consumo consciente é você trazer vantagem para o meio ambiente, social e econômico. Já consumo consumista São pessoas que pensa apenas em si próprio compra tudo que deseja e descarta o lixo de forma incorreta prejudicando o meio ambiente.

  • Consciente, Não costumo fazer nada sem se planejar e por impulso.

  • O texto fala muito do consumo consciente, que devemos consumir com consciência, isso ajudaria muito a termos um equilíbrio na hora de consumir para não nos tornarmos um consumidor consumista que aje por impulso e sem planejamento.O consumo consciente traz as vantagens ambientais sociais e econômicas.

  • Consumo consciente é aquele que busca o equilíbrio entre ter o que você precisa é ser um consumidor social, ambiental e economicamente sustentável.

    Consumo consumista é gastar mais do que se tem, comprando mais que o necessário, pensando só em si próprio, prejudicando também o meio-ambiente.

  • Uma pessoa consumista afeta tanto o meio ambiente como a pessoa também, vai gastar mais do que deve e vai comprar algo que não precisa

  • Devemos consumir só o que realmente precisamos, por que se a pessoa fizer um gasto sem necessidade talvez no futuro pode precisar de verdade e já tenha gastado com uma coisa sem necessidade.

  • Devemos consumir só o que estamos precisando, talvez a compra sem necessidade vai fazer com que você precise do gasto no futuro e você já tenha gastado com uma coisa sem necessidade, então devemos pensar antes pra saber o que realmente estamos precisando no momento.

  • Devemos comprar somente o que realmente é necessário por que se nós gasta sem precisão iremos se arrepender no futuro.

  • Devemos sempre consumir só o necessário, e evitar gastos sem necessidade para que assim possamos diminuir o consumismo, o consumo consciente traz as vantagens ambientais sociais e econômicas.

  • Cuidar no nosso planeta é necessário, a sustentabilidade é um ótimo aliado para isso. Quando consumimos apenas o necessário, além de ajudar no nosso bolso, ajuda o planeta, fazendo assim, com que nossas gerações futuras possam desfrutar do mesmo que nós.

  • Realmente é um tema muito interessante,mas mesmo assim é pouco discutido no dia. É importante termos um conhecimento sobre o assunto e assim tomarmos decisões melhores no dia a dia.

  • Bem eu posso de dizer se agente gasta menos vamos ter uma renda melhor no futuro em quanto isso devemos tenta pagar nos contas e diminuição de gasto

  • Não podemos apenas consumir descontroladamente temos que pensar nas consequências decorrentes de nosso consumo excessivo esse que não só nos afetam como também afeta nosso hábitat.

  • Consumir é ter consciência e saber usar o seu dinheiro, de forma que você tenha um bom futuro.

Deixe seu comentário

*

Receba novidades




ENVIE SUGESTÕES
DE POSTAGENS