perfil-do-consorciado
Publicado em 3/03/2016 as 8:40H
Dicas da ABAC

Você sabe qual o perfil do consorciado no Brasil?

Com 7,17 milhões de consorciados ativos, o Sistema de Consórcios tem sido uma opção segura para os brasileiros que desejam realizar seus sonhos, adquirindo bens e serviços. A fim de entender o perfil do consorciado e saber por que ele opta por essa modalidade, a ABAC realizou, em 2015, por meio da Quorum Brasil, mais uma pesquisa de mercado, entrevistando 1.400 consorciados e potenciais clientes de oito capitais brasileiras.

Os dados revelam que o consórcio está cada vez mais forte, mesmo em tempos de instabilidade econômica. Isso indica que o consumidor tem procurado analisar, de forma mais consciente, como poderá concretizar seus objetivos, sem comprometer seus ganhos.

Confira, a seguir, os principais resultados do estudo.

Classe social

De acordo com a pesquisa, a classe C desponta com predominância (44%). Houve, porém, aumento da participação das classes B e A, em relação a 2014, com 26% e 7% dos consorciados, respectivamente. Já a classe D, representa 23% das pessoas que optam por essa modalidade.

Gênero

A pesquisa também revelou que os homens são maioria, representando 60% dos entrevistados. As mulheres, no entanto, estão se tornando mais adeptas ao Sistema, uma vez que o estudo apontou 4% de crescimento na quantidade de mulheres consorciadas em relação à pesquisa de 2014, indo de 36% para 40%. “Essa evolução feminina na modalidade pode ser explicada pelo aumento de seus rendimentos em 5,3%, segundo o IBGE”, avalia Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC. Outros fatores ainda podem justificar a maior participação feminina, como o grande número de mulheres que montam seu próprio negócio – que corresponde a cinco vezes mais do que os homens – ou a volta delas aos estudos com foco no crescimento profissional.

Há também diferenças de gênero quando se trata de aquisição de bens. Os homens correspondem a 73% do público que adquire motocicletas e 70% que compra caminhões. Já as mulheres lideram a aquisição de serviços (58%) e de eletroeletrônicos (55%).

Consórcio, opção para qualquer idade 

Apesar de a pesquisa ter revelado uma participação maior das pessoas que têm 50 anos ou mais, com 34% do total da amostra, o Sistema de Consórcios se mostra uma alternativa de investimento para pessoas de todas as idades.

Aqueles que estão na faixa dos 30 a 39 anos representam 26% dos consorciados, ao passo que os que têm de 40 a 49 anos somam 23%.  Mesmo os mais jovens, com idade até 29 anos, demonstram interesse em investir no futuro de forma segura e planejada, representando 17% do total.

Um bom investimento

Quando os entrevistados foram questionados sobre a percepção que têm do consórcio, a maioria (66%) afirmou ser um bom investimento. Esse percentual cresceu em relação a 2014, quando ficava em torno de 54%.

Dos potenciais clientes do Sistema, 55% também o consideram um bom investimento e, mais uma vez, houve aumento dessa percepção em relação a 2014, quando o número ficava em 42%.

Vem mais gente por ai!

A pesquisa revela que 64,6% dos potenciais consorciados que pretendem adquirir imóveis e 62,5% dos que planejam comprar automóveis poderão fazê-lo pelo consórcio. Esses números evidenciam o interesse no Sistema de Consórcios como mecanismo importante para quem planeja futuras aquisições de bens ou contratações de serviços, poupando com objetivo definido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

6 comentários sobre “Você sabe qual o perfil do consorciado no Brasil?”

  1. jordddana disse:

    Qual o percentual das pessoas que fazem o consorcio por investimento no ano de 2016….e uma pergunta

    1. ABAC disse:

      Olá, Jordana.

      Uma pesquisa realizada pela ABAC em 2015, por meio da Quorum Brasil, revelou que 60% dos consorciados consideram consórcio um investimento.

      Abraços

  2. Bruno disse:

    A ABAC tem mais informacoes sobre o comportamento e distribuicoes dos jovens em relacao ao consorcio?

    1. ABAC disse:

      Olá, Bruno.

      Não temos dados específicos de jovens, mas a ABAC realiza, a cada dois anos, uma pesquisa para identificar o perfil do consorciado no país. Nesse texto você encontrará as principais informações identificadas em 2015: http://abac.org.br/imprensa/press-releases-detalhe&id=185.

      Abraços

  3. samanta disse:

    esses dados tem me ajudado muito na hora de prospectar novos clientes obrigado abac!

    1. ABAC disse:

      Que bom, Samanta!

      Esperamos continuar contribuindo para o seu sucesso!

      Abraços