Cresce presença feminina no Sistema de Consórcios

08 . mar . 2016

Com planejamento e disposição para investir, as mulheres estão fazendo a diferença no Sistema de Consórcios. O setor encerrou 2015 na contramão da crise, registrando crescimento em todos os seus indicadores, em comparação ao ano anterior, e alcançando 7,17 milhões de consorciados ativos. Desse total, 40% são mulheres, quatro pontos percentuais a mais que em 2014.

mulheres-no-sistema-de-consorcio

Os dados são de pesquisas realizadas pela ABAC, por meio da Quorum Brasil, para entender o perfil do consorciado. Elas revelam que em 10 anos a participação feminina cresceu em quatro dos cinco setores avaliados: no segmento de Imóveis, passou de 24%, em 2006, para 43%, em 2015; em Caminhões, passou de 14% para 30%; em Motocicletas, de 22% para 27%; e em Eletroeletrônicos saltou de 20% para 55%, sendo esse o grande destaque. Confira os quadros comparativos:

mulheres-no-sistema-de-consorcio2mulheres-no-sistema-de-consorcio3

Como podemos observar na imagem acima, um segmento em especial conquistou as mulheres nos últimos anos: Consórcio de Serviços, no qual elas representam 58% do total de participantes. Essa modalidade é a mais nova do Sistema de Consórcios. Embora já existisse em 2006, foi a partir de 2009, com a publicação da Lei dos Consórcios, que essa categoria ganhou força, pois passou a permitir aos contemplados utilizar o crédito para a contratação dos mais variados tipos de serviço, como festas, viagens, cursos, tratamentos estéticos e odontológicos e muitos outros.

Para o presidente executivo da ABAC, Paulo Roberto Rossi, o crescimento da participação das mulheres no consórcio revela um amadurecimento de quem hoje comanda 37,3% dos lares e ocupa cada vez mais espaço no mundo empresarial. “As mulheres são economicamente ativas e possuem ganhos expressivos. Elas se destacam pelo espírito empreendedor, por enfrentarem riscos e montarem negócios próprios cinco vezes mais que os homens”, explica. Ele ainda destaca a ampliação de 5,3% da renda pessoal feminina em 2014, enquanto na média nacional masculina houve queda de 0,2%, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Certo de que ainda há muito a ser conquistado, o presidente executivo da ABAC aponta expectativa de mais crescimento da participação das mulheres no consórcio nos próximos anos: “Com a expansão do papel da mulher na economia e do seu poder de decisão e influência nas famílias, a tendência é essa presença aumentar cada vez mais. Hoje os potenciais consumidores já estão igualmente divididos entre homens e mulheres, como mostra nossa mais recente pesquisa”.

mulheres-no-sistema-de-consorcio4

Categoria(s):

Drops de Mercado

Tag(s):

, , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS