consorcio-para-empresas
Publicado em 23/02/2016 as 10:18H
Dicas da ABAC

Consórcio para empresa: planejar para crescer!

Como está a saúde financeira da sua empresa? De acordo com o último levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), realizado em 2013, menos da metade das empresas abertas no Brasil sobrevive após o quarto ano de atividade. Para fugir dessa estatística e ver sua empresa prosperar, nada melhor do que visar o futuro e planejar investimentos a médio e longo prazos.

O planejamento financeiro é fundamental para o desenvolvimento dos negócios. Ele permite atingir objetivos, melhorar o aproveitamento dos recursos e maximizar os resultados alcançados. E são nesses pontos que o consórcio pode ser um importante aliado.

O consórcio é uma modalidade financeira com vantagens para empresas de todos os portes. Por meio desse Sistema, o empresário desembolsa valores mais baixos ao longo do tempo, preservando seu capital de giro. Além disso, esse Sistema permite negociar vantagens em compras à vista e oferece custos mais baixos, por não ter juros.

O consórcio é ideal para quem deseja manter seu negócio sempre atualizado. Se você tem uma transportadora, por exemplo, você pode planejar a renovação da frota por meio do consórcio. Se você tem um escritório ou estabelecimento comercial, pode programar a troca das máquinas e equipamentos dentro de um determinado período, e até mesmo uma reforma geral no local, renovando toda a mobília.

Por meio do consórcio, você também pode planejar a ampliação do seu patrimônio. Por exemplo: se você tem uma indústria e pretende aumentar a área construída para, assim, aumentar sua produção, você pode planejar a construção da nova área ou a aquisição de um novo imóvel ou terreno por meio do Sistema.

E se você não tem uma transportadora, escritório, estabelecimento comercial ou indústria, mas sempre sonhou em ter seu próprio negócio, por que não transformar esse sonho em plano e concretizá-lo por meio do consórcio?

Como funciona?

Para participar de um grupo de consórcio, defina o bem ou serviço que deseja adquirir, qual o valor necessário e o prazo máximo que pode esperar para ser contemplado com o crédito. Procure uma administradora autorizada pelo Banco Central que ofereça o plano ideal e com taxas competitivas.

Após a adesão, aguarde a contemplação por sorteio ou, caso pretenda antecipá-la, programe-se para ofertar lances. Você pode adquirir quantas cotas forem necessárias para cumprir o seu planejamento.

E lembre-se do que disse Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna: “Planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com um futuro de decisões presentes”.

Mãos à obra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

5 comentários sobre “Consórcio para empresa: planejar para crescer!”

  1. Sandro Silva disse:

    Olá, boa tarde!
    estou abrindo uma uma representação aqui no estado do Acre em nossa capital, para a prestação de serviços vendendo cotas de Consocios. Sei que terei grandes desafios pela Frente e também que preciso de mais informações para que eu possa ter sucesso nas operações da venda deste produto muito bom e que cresce em meio a Crise. Por isso, peço e preciso de profissionais com experiência neste mercado que possam ajudar-me com a experiência que tem nesta area, pois não sou um aprendiz e aceitei este desafio para podemos realezar sonhos de muitos acrianos.

    segue meus contatos e se possível tiver alguém que possa de alguma forma nos ajudar.
    68- 9908-1992

  2. marcos henrique disse:

    O site pode até ser amigo do surdo, mas surdo sabe ler, pq não se tornar amigo do cego? Sou surdo mas sei ler, meu amigo cego tem que ouvir.

    1. ABAC disse:

      Olá, Marcos. Nem todos os surdos são bilíngues, compreendendo tanto Libras quanto português. Por isso, a ABAC utiliza esse recurso em seu site. Esperamos, em breve, tornar nossos canais de comunicação acessíveis a todos. Obrigada pelo contato!

  3. Jean Carlos disse:

    Como fasso para fazer parte desse grupo de consórcio para empresa de pequeno porte, e como eo processo para ser contemplado.

    1. ABAC disse:

      Olá, Jean.

      Para aderir a um plano de consórcio, você deve procurar uma Administradora autorizada pelo Banco Central do Brasil a atuar em Sistema de Consórcios. Todas as administradoras associadas à ABAC estão autorizadas (http://abac.org.br/), mas você pode buscar a relação completa das empresas no site do Banco Central do Brasil (http://www4.bcb.gov.br/fis/cosif/rest/buscar-instituicoes.asp). As contemplações somente se efetivam por sorteios e lances vencedores e a liberação do crédito depende de aprovação da Administradora, que avaliará o cadastro do consorciado, bem como a sua capacidade econômica e as garantias apresentadas. Lembramos que em Sistema de Consórcio não existe promessa de contemplação imediata.

      Abraços