consorcio-de-servicos
Publicado em 22/12/2015 as 17:58H
Dicas da ABAC

Consórcio de serviços: confira o ranking dos mais contratados

Com 32 mil participantes ativos, o consórcio de serviços fechou os 10 primeiros meses de 2015 com alta em todos os seus indicadores, em relação ao mesmo período do ano passado: contemplações (+40,2%), volume de créditos disponibilizados (+35,2%), venda de novas cotas (+9,1%), volume de créditos comercializados (+5%), e tíquete médio (+3,4% em outubro).

O gradual desenvolvimento do consórcio de serviços pode ser explicado pela grande flexibilidade de uso do crédito: ao ser contemplado, o consorciado pode utilizar o valor disponível para contratar qualquer tipo de serviço desejado.

Em meio a tantas possibilidades, uma pesquisa realizada pela ABAC, em outubro deste ano, revelou os cinco principais usos dos créditos. Confira o ranking:

  • 5º lugar: Serviços Odontológicos. Do total de consorciados contemplados, 4,5% utilizaram o valor disponibilizado para os mais diversos tipos de tratamentos dentários.
  • 4º lugar: Festas e Eventos. Ao todo, 6% celebraram casamento, formatura, aniversário, bodas, dentre outras datas especiais por meio do consórcio.
  • 3º lugar: Serviços Turísticos. A pesquisa mostrou que 9,6% utilizaram os créditos para este fim, confirmando que os brasileiros estão viajando cada vez mais.
  • 2º lugar: Saúde e Estética. A segunda principal utilização dos créditos saltou 11 pontos percentuais em relação a abril deste ano: 29,8% dos contemplados investiram seus créditos em procedimentos médicos, em especial cirurgias plásticas.
  • 1º lugar: Serviços Residenciais. Na primeiríssima posição, com 32,6%, está o uso dos créditos para pequenas reformas, como pintura, marcenaria e arquitetura.

Além dos cinco primeiros lugares, o levantamento da ABAC registrou que o consórcio também foi utilizado para a contratação de muitos outros serviços: aulas particulares, advocacia, assessoria financeira, curso de autoescola, desenvolvimento de sistemas, estofamento, fotografia, informática, locação de veículos, mecânica, mudanças, pintura de veículo, segurança, telecomunicações, treinamento, terraplanagem, aração de solo etc.

Por dentro do consórcio de serviços

Com inúmeros benefícios, como baixos custos, diversidade de planos e liberdade de escolha ao ser contemplado, o consórcio de serviços é um mecanismo de autofinanciamento no qual todos os participantes de um grupo contribuem mensalmente, ao longo de um período pré-determinado, a fim de viabilizar que todos os integrantes recebam o valor total contratado. A seleção dos contemplados de cada mês é realizada por meio de sorteios e lances.

De acordo com dados da Assessoria Econômica da ABAC, os grupos de consórcio de serviços têm duração média de 41 meses, com créditos que variam de R$ 2 mil a R$ 30 mil. No levantamento de outubro, foi identificada ainda maior presença de homens, com 84,1%, enquanto as mulheres representaram 14,1% dos consorciados, e pessoas jurídicas, 1,8%.

“Há pouco mais de seis anos da autorização dos consórcios de serviços, os consumidores têm procurado cada vez mais aderir à modalidade ao conhecerem suas vantagens”, explica o presidente executivo da ABAC, Paulo Roberto Rossi.

Veja a seguir resumo da pesquisa:

consorcio-de-servicos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

4 comentários sobre “Consórcio de serviços: confira o ranking dos mais contratados”

  1. roberta disse:

    Interesse de fazer um consórcio. Como farei?

    1. ABAC disse:

      Olá, Roberta. Você tem interesse em adquirir qual bem por meio do Sistema de Consórcios? No nosso blog, você encontra vários textos que irão te ajudar com o passo a passo.

  2. Ingrid disse:

    Quais administradoras oferecem esse tipo de consórcios de serviços?

    1. ABAC disse:

      Olá, Ingrid.

      No site da ABAC, você encontra a relação completa de administradoras associadas que atuam no segmento de serviços. No link a seguir, selecione seu estado para uma busca mais apurada: http://abac.org.br/associados&ancora=1&estado=&categoria=6&nomeAssociado=.

      Abraços