comprar-carro-consorcio
Publicado em 9/12/2015 as 11:22H
Dicas da ABAC

Como comprar um carro com consórcio

Recentemente, vimos aqui no blog algumas vantagens do consórcio para comprar um carro. Falamos sobre os baixos custos, devido à ausência de juros, sobre o poder de pagar à vista e conseguir bons descontos no momento da negociação e também sobre a diversidade de planos, que permitem escolher os melhores valores de parcela para cada bolso e o tempo ideal para pagar as mensalidades.

E, para que você entenda melhor a prática dessa modalidade, confira a seguir um passo a passo de como comprar carro com consórcio:

Passo um: definindo o carro e encontrando o plano ideal para você

Ao comprar carro com consórcio, primeiramente é importante definir qual veículo você deseja adquirir, para, assim, saber o valor do crédito que precisará receber para adquiri-lo ao ser contemplado.

Definido o valor do bem, é hora de procurar uma administradora de consórcios que disponibilize o crédito desejado dentro do prazo que você pode esperar para comprar seu carro. Por exemplo, se você definiu que deseja comprar um veículo de R$ 40 mil e que pode esperar até 60 meses, é preciso buscar um plano com essa faixa de crédito e período de duração. Saiba mais sobre o que você pode comprar com consórcio.

Importante: ao escolher uma administradora, procure sempre uma que seja autorizada a funcionar pelo Banco Central, que é autoridade que normatiza e fiscaliza o Sistema de Consórcios. Além disso, compare as taxas cobradas – pois elas podem variar de uma empresa para outra e até entre grupos de uma mesma empresa – e certifique-se de que tudo o que foi acordado consta no contrato.

Passo dois: aguardando a contemplação

No Sistema de Consórcios, existem duas modalidades de contemplação: o sorteio e o lance. A contemplação por sorteio pode acontecer a qualquer momento, desde o primeiro até o último mês de duração do seu grupo. Mas caso queira tentar adiantar a contemplação, você pode ofertar lances, que nada mais é do que antecipação de prestações.

Vale lembrar que o valor da sua carta de crédito é atualizado até a sua contemplação. Dessa forma, seu poder de compra estará garantido mesmo que o valor do veículo desejado tenha aumentado quando você for contemplado. As administradoras realizam os cálculos com base nas regras do contrato e reajustam, além do valor do crédito, o valor das parcelas (para mais ou para menos, conforme a variação do preço do bem).

Passo três: adquirindo o veículo

Contemplado por sorteio ou lance, você recebe da administradora sua carta de crédito e tem total liberdade para escolher o automóvel e o local da compra, comunicando à administradora, nos termos do contrato, as suas escolhas.

Você pode escolher qualquer tipo ou marca de veículo, inclusive diferentes do que havia planejado na compra da cota, ou até mesmo usar sua carta de crédito para adquirir aeronave, embarcação, máquinas ou equipamentos, já que esses bens móveis também fazem parte da mesma categoria que o automóvel, conforme as regras do Banco Central.

Vale lembrar que é possível comprar um bem de valor maior do que sua carta de crédito, desde que você fique responsável pelo pagamento da diferença. Caso adquira um bem de menor valor, você pode utilizar a diferença (até 10% do valor do crédito) para fazer o pagamento de despesas referentes a registros da garantia ou seguro do veículo.

Se você está pensando em comprar carro com consórcio, não deixe de conferir o próximo post, em que vamos falar sobre dicas para escolher o carro perfeito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

9 comentários sobre “Como comprar um carro com consórcio”

    1. ABAC disse:

      Olá, Luís. Continue acompanhando nosso Blog e conferindo dicas de educação financeira e sobre a aquisição de cotas de consórcio.

  1. tereza rosa disse:

    Gostaria de saber como fico sabendo das datas dos sorteios

    1. ABAC disse:

      Olá, Tereza. Se você possui uma cota de consórcio, é importante que compareça ou assista às assembleias gerais ordinárias, afinal, a contemplação e demais assuntos ali discutidos são do seu interesse. Porém, caso não possa acompanhá-las, não se preocupe, pois a administradora lhe enviará um comunicado, caso seja contemplado, ou disponibilizará as informações em seus canais de comunicação, como site e/ou centrais de relacionamento com o cliente.

  2. Rogério Ferreira disse:

    Estou entrando com os dois pés na venda de consórcio e também adiquirindo o consórcio. Uma compra programada pra pessoas que não são imediatista.

    1. Meu sonho e compra um carro mais não encontrei mem uma maneira

      1. ABAC disse:

        Olá, Fernanda. Você pode adquirir um carro de várias formas e, uma delas, é por meio do Sistema de Consórcios. Veja nesse texto as vantagens dessa aquisição: http://blog.abac.org.br/dicas-da-abac/comprar-carro-com-consorcio-vale-pena#ancora Se tiver outras dúvidas, entre em contato com a ABAC.

  3. Roberto disse:

    Gostaria de saber se posso fazer um consorcio em nome de meu filho de 12 anos para que quando o mesmo complete 18 anos tenha uma carta de credito para utilizar?
    E tambem gostaria de uma indicação de uma administradora confiavel…
    Grato…

    1. ABAC disse:

      Olá, Roberto.

      Juridicamente, é possível, sim, que o contrato esteja em nome de um menor. No caso de menores de 16 anos, o contrato deverá ser assinado pelos pais e, na incapacidade desses, pelo tutor, nos termos do Código Civil Brasileiro. Você pode buscar em administradora associada à ABAC que atua em seu estado em nosso site: http://abac.org.br/a-abac/administradoras-associadas.

      Abraços!