Publicado em 31/05/2017 as 15:16H
Dicas da ABAC

Cinco fatos sobre o consórcio 

Se você busca uma forma de acumular recursos para realizar seus sonhos de consumo, conheça alguns fatos sobre o consórcio que mostram porque ele é a modalidade de crédito ideal.

1) Realiza seus sonhos 

Seu sonho é comprar um carro, fazer um curso no exterior ou até mesmo realizar uma grande festa de casamento? Com o consórcio, você pode planejar a realização dos seus sonhos, pagando por mês uma parcela que caiba no seu orçamento. Essa modalidade de crédito permite a aquisição de uma infinidade de bens móveis e imóveis ou ainda a contratação de diversos tipos de serviços. Leia o post O que posso comprar com consórcio?

2) Poder de pagamento à vista

Ao ser contemplado por sorteio ou lance, o consorciado recebe uma carta de crédito de valor referente ao adquirido, com atualizações conforme critérios previstos em contrato. É uma vantagem para o consorciado, que tem a oportunidade de negociar fornecedores que ofereçam condições diferenciadas para pagamento à vista. O crédito do consórcio é depositado diretamente na conta do fornecedor escolhido.

3) Garante seu poder de compra 

Para garantir que o consorciado tenha condição de adquirir o bem ou serviço planejado, o valor do crédito é atualizado ao longo do prazo do grupo. Essa atualização acontece conforme as regras que são estabelecidas em contrato, cabendo à administradora definir como critério um índice de preço ou até o valor sugerido pela montadora ou fabricante, como no caso de veículos. Após a contemplação, o valor deixa de ser atualizado e passa a ter rendimento financeiro até sua utilização pelo consorciado. Antes de fechar um contrato, a ABAC orienta que todas as cláusulas sejam lidas atentamente, incluindo o critério aplicável para a atualização do valor do crédito. Para entender melhor sobre esse assunto, leia o post Veja como o valor do seu crédito é corrigido no consórcio.

 4) Pagamento antecipado 

Se o seu contrato prever essa possibilidade, é possível antecipar o pagamento do consórcio caso você receba um dinheiro extra e queira eliminar algumas dívidas. Dependendo do que estiver previsto em seu contrato, a amortização do saldo devedor pode ocorrer de três formas: antecipação das parcelas vincendas mais próximas, antecipação das prestações vincendas a contar da última ou utilização do montante antecipado para diminuir as parcelas. Existe ainda a opção de liquidar todo o saldo devedor. Clique aqui para mais detalhes sobre como antecipar o pagamento do consórcio.

 5) Segurança aos consorciados 

O consórcio é uma modalidade de crédito 100% brasileira, que surgiu no país na década de 60. Seu funcionamento é regulamentado pela Lei nº 11.795, de 2008, também conhecida como “A Lei dos Consórcios”. Essa legislação proporcionou mais estabilidade e segurança jurídica para empresas e consorciados, além de oferecer clareza sobre as regras de funcionamento do consórcio. Ela também trouxe algumas inovações, como a possibilidade de contratação de serviços através do consórcio, e fez com que essa modalidade se consolidasse ainda mais, sendo segura e de grande importância para a economia e para a realização de sonhos dos brasileiros. Conheça a Lei dos Consórcios e seus benefícios clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

2 comentários sobre “Cinco fatos sobre o consórcio ”

  1. Elton disse:

    Muito bom material, parabéns pela iniciativa.

    1. ABAC disse:

      Obrigada, Elton! 😉