Ao fazer escolhas, é fundamental saber distinguir necessidade e desejo. Necessidade é tudo aquilo de que precisamos e que é indispensável para nossa vida. Desejo é tudo aquilo que queremos ter ou usufruir, sendo necessário ou não. Por exemplo: a alimentação é indispensável para a vida e independe da nossa vontade. Logo, alimentação é uma necessidade. Agora, querer se alimentar em um restaurante de luxo desfrutando de pratos finos, isso é um desejo. Mesmo que você esteja satisfazendo sua necessidade de alimento, a forma como almejou satisfazer tal necessidade foi um desejo.
Gerir nosso próprio dinheiro depende de um pouco de técnica e de muito bom senso. Desejos não são ruins, pois nos dão prazer e nos mostram o que queremos para o futuro. O problema é quando começamos a tratar desejos como se fossem necessidades e nos colocamos em situação de difícil controle, porque os desejos não são limitados, mas os recursos sim.
Ao tratarmos desejos como necessidades, é impossível alcançarmos uma boa saúde financeira, podendo, até mesmo, darmos início a um processo de endividamento excessivo. Por isso o bom senso é tão importante: devemos satisfazer nossas necessidades e, na medida do possível, atender a nossos desejos.
Ao lidar com seus recursos financeiros, tenha sempre em mente que dinheiro é um mero instrumento para atender a necessidades e desejos e que por isso você deve saber administrá-lo bem. Saiba identificar suas necessidades e desejos, pesando nos custos da impaciência e nas recompensas de amanhã por saber esperar hoje. Colocando esses ensinamentos em prática, você estará criando uma base sólida para erguer uma vida financeira saudável – é isso que chamamos de “educação financeira”.
Mão na massa
Tenha sempre em mente que a vida é feita de escolhas, e isso também é verdade em relação ao aspecto financeiro. Conheça-se, eduque-se e leve uma vida financeira sossegada.
Esse texto foi escrito com informações do projeto “Cidadania Financeira”, do Banco Central (BC).
Tou interessado
Gostei muito do conteúdo, é muito especial
Obrigada, Alfredo! 😉
É bom D++ Ás vezes rsrs comer coisas diferentes de nosso gosto específico , assim : ( + ) temperadas ; assadas ou fritas de formas no qual , em casa são tudo igual né rsrs ..fora de casa nos dá outro paladar. .rsrs porém nào é que , em todo momento termos cacife pra gastar á rodo por aí em alimentos requintados e afins ..ou mais estilo “centro da cidade ” .. como “sandubas” , salgados , e tbm clássico Arroz , Feijão, Bife rsrs estilo tempero “bem” preparado rsrs aqueles Q nos fazem ficar “fissurados ”
. Pois é nós vivemos de acordo com o que ganhamos .. gastando com cautela .
Sim, cautela é muito importante, viver de acordo com nossas possibilidades. Esse é o melhor caminho para focarmos naquilo que definimos como nossas prioridades.
Sucesso para você, José Eduardo!
Abraço
Obrigado pelo conteudo,vc mudou minha percepção, eu estavo a precissar disso, eu nao sabia como identificarbdesejo e necessidade . De facto
Olá, Julio!
Que bom que o conteúdo ajudou!