Comprar um carro novo ou usado? Qual é a preferência do consorciado na hora de utilizar o crédito obtido mediante contemplação no consórcio de veículos? Nesse post, a gente utiliza dados da B3 para responder a essa pergunta. Descubra a resposta:
Entre comprar um carro novo ou usado, o consorciado contemplado tem preferido a segunda opção. Vejamos os dados acumulados de janeiro a setembro de 2020, no consórcio de veículos leves. Das 253.041 unidades adquiridas no período, 78,4% foram usados – o que representa quatro a cada cinco veículos adquiridos com consórcio. Em números absolutos, foram 198.398 veículos usados e 54.643 novos.
Essa escolha, entre um carro novo ou usado, é possível no momento de utilizar os créditos para adquirir quaisquer veículos automotores, aeronaves, embarcações, máquinas, equipamentos e até imóveis. Mas atenção, a administradora pode fixar regras quanto ao tempo de uso dos bens. Fique atento ao seu contrato de adesão, pois é nele que devem constar essas informações.
A opção pelo veículo usado não é exclusividade apenas dos consorciados. Considerando todos os veículos financiados no País em setembro, 77,3% das 3,02 milhões unidades foram modelos usados.
Assim como ocorreu com os veículos leves, a opção pelos modelos usados também foi mais frequente na compra de caminhões e ônibus no acumulado de janeiro a setembro. Vejamos:
Já entre os implementos rodoviários, que incluem reboques, semi-reboques e carrocerias, a preferência dos consorciados ficou mais equilibrada. Porém, a opção pelos modelos novos acabou sendo maior. Percentualmente, foram 54,6% das 8.422 unidades adquiridas com consórcio. Dessas, 4.602 foram modelos novos, enquanto 3.820 foram usados.
E no consórcio de motocicletas, como ficou a preferência dos consorciados? A resposta para esta pergunta está em nosso próximo post, em que falaremos sobre a participação do consórcio entre o total de motos financiadas no País. Não perca!
Se você está pensando em comprar um carro, veja aqui como fazer para planejar o seu orçamento tendo em vista esse objetivo. Não deixe de conferir também essas 6 dicas para comprar o carro usado perfeito.
Deixe um comentário