Automotores: volume de créditos comercializados cresce 12% em 2022

14 . fev . 2023

O ano de 2022 fechou com um aumento de 12% no volume de créditos comercializados nos consórcios de automotores, em comparação com o ano anterior. No ano passado, foram R$ 143,96 bilhões em negócios. No ano anterior, esse número havia sido de R$ 128,54 bilhões.

O setor de veículos automotores é o maior do Sistema de Consórcios e inclui veículos leves, motocicletas e veículos pesados. A marca do volume de créditos comercializados de 2021 foi batida ainda em novembro de 2022. Ao fim daquele mês, já eram R$ 132,55 bilhões. O mês com maior destaque no ano passado foi setembro, quando foram comercializados R$ 14,97 bilhões.

Vendas de cotas crescem 9,4%

O crescimento do volume de créditos comercializados se explica pelo aumento de 9,4% nas vendas de cotas em 2022. No ano passado, foram 3,02 milhões de novas adesões, 242 mil a mais que em 2021. O mês de setembro foi o que mais vendeu em 2022: 286,67 mil cotas. 

O número de participantes ativos no ano passado também aumentou, em relação ao ano anterior. Ao fim de dezembro de 2021, eram 6,81 milhões de consorciados. Já no final de dezembro do ano passado, esse número havia subido para 7,49 milhões. Deste total, 56,5% participavam dos grupos de veículos leves, 34,8% nos de motocicletas e 8,7% nos de veículos pesados.

Contemplações somam mais de R$ 52 bilhões 

No ano de 2022, foram 1,33 milhão de contemplados só em consórcios de veículos automotores, 7,3% a mais que no ano anterior. Esses consorciados tiveram à disposição um volume de créditos de R$ 52,48 bilhões, 6,7% a mais que em  2021.

Motos lideram contemplações gerais em 2022

O segmento de motos ficou em primeiro lugar em contemplações em 2022, considerando todos os setores do Sistema de Consórcios. Das 1,52 milhão de contemplações gerais, 671.77 foram para aquisição desse veículo. Um aumento de 12,1% em relação a 2021.

Para se ter ideia da força do consórcio de motos, as mais de 670 mil contemplações corresponderam a potencial compra de 49,5% do mercado interno, que totalizou 1,36 milhão de unidades comercializadas, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

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