7 passeios imperdíveis em Campinas (SP)

23 . abr . 2024

Separamos algumas dicas de passeios em Campinas (SP). Afinal, a cidade sediará o 44º Congresso Nacional de Administradoras de Consórcios – CONAC, que acontece entre os dias 1 e 3 de maio. A cidade se destaca por ser um importante polo industrial e, também chama atenção por sua diversidade de parques e áreas verdes bem preservadas.

Campinas foi a primeira cidade, sem ser uma capital, a ser classificada pelo IBGE como uma metrópole. Também conhecida como a “Princesa do Oeste”, é um destino ideal para quem busca pela infraestrutura das grandes cidades, sem perder a tranquilidade típica do interior.

Esperamos milhares de pessoas em Campinas para o CONAC, mas sabemos que muita gente vai aproveitar oportunidade e dar uma esticada no fim de semana para conhecer melhor a região. Por isso, separamos algumas dicas de passeios em Campinas e que foram listados pelo Blog da ABAC.

1. Parque Portugal

Também conhecido por Lagoa do Taquaral ou Parque Taquaral. É o parque mais famoso da cidade e reúne diversos espaços para prática esportiva e eventos culturais.

Na Lagoa Isaura Telles Alves de Lima, presente no parque, é possível passear de pedalinhos e apreciar o espetáculo de “águas dançantes”. Entre os equipamentos culturais, o Parque oferece a Concha Acústica, o Auditório Beethoven, o Museu Dinâmico de Ciências, o Museu do Esporte de Campinas, o Planetário,entre outros. 

Endereço: Avenida Doutor Heitor Penteado, 1671.
Horário de funcionamento: diariamente, das 5h às 21h.


2. Parque Bosque dos Jequitibás

É um espaço de lazer centenário, localizado na região Central de Campinas. Possui Mini zoológico, Aquário Municipal, Museu de História Natural de Campinas, Casa do Caboclo e Teatro Carlos Maia (teatro infantil) em uma área de reserva florestal nativa da Mata Atlântica.

Endereço: Rua Coronel Quirino, 02, Cambuí.
Horário de funcionamento: de terça à domingo, das 6h às 18h.

3. Passeio de Maria Fumaça

Considerado como um museu ferroviário dinâmico, a locomotiva liga as cidades de Campinas e Jaguariúna.

Com percurso total de 24 km, o passeio da Maria Fumaça recupera a história da Companhia Mogiana de Estrada de Ferro e do ciclo cafeeiro de Campinas e região. 

Além das fazendas centenárias, os participantes podem conhecer detalhadamente o funcionamento da Maria Fumaça e a oficina de restauro de locomotivas, carros e vagões, instalada na Estação Carlos Gomes. 

Os passeios ocorrem aos sábados, domingos e feriados. Confira a programação e preços no site oficial da Maria Fumaça.

4.  Catedral Metropolitana de Campinas

Dedicada à Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Campinas, a catedral foi inaugurada em 1883 e levou 76 anos para ser construída. Com interior no estilo barroco e fachada neoclássica, a Catedral Metropolitana foi tombada em 1988.

Endereço: Praça José Bonifácio, s/nº.

Horário de funcionamento: de segunda a quarta e de sexta a domingo, das 7h às 19h. Quinta, das 7h às 14h e das 16h às 19h.

5. Torre do Castelo

É um dos principais cartões postais da Cidade. Localizado em um ponto alto, na parte superior possui um mirante.

Endereço: Praça Vinte e Três de Outubro, s/nº.

Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 12h e das 13h às 17h. Sábados e domingos, das 10h às 12h e das 13h às 21h.

6. Estação Cultura

O prédio onde hoje funciona a Estação Cultura foi inaugurado em 1872 e é considerado Patrimônio Histórico e Cultural da cidade. É um espaço com ampla programação de eventos, apresentações de arte e dança, além de shows e exposições.

Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto – Vila Rialto.

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 8h às 22h. Domingo, das 8h às 20h.

7. Museu da Imagem e do Som – Palácio dos Azulejos

Fundado em 1975 e sediado no Palácio dos Azulejos, o Museu da Imagem e do Som é uma instituição que desde sua criação vem preservando e difundindo um importante acervo de memória audiovisual da cidade de Campinas, com centenas de equipamentos de produção e reprodução de imagens e sons.

Endereço: Palácio dos Azulejos – Rua Regente Feijó, 859 Centro

Horário de funcionamento: Segunda à terça, das 10h às 18h; e de sábado, das 10h às 15h 


Essas foram as nossas 7 dicas de passeios em Campinas, para quem planeja ir à cidade ou quem já estará lá por causa da realização do 44º CONAC. Tem alguma dica que ficou de fora dessa lista? Conta para a gente nos comentários!

Categoria(s):

Dicas da ABAC

Tag(s):

, , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS