Comprar bens ou contratar serviços exige planejamento, pois é necessário adequar os custos ao orçamento. Em função dos diversos benefícios, na maioria dos casos, especialistas são taxativos ao afirmar: a melhor opção é o pagamento à vista. E é essa a forma utilizada pelo consorciado que é contemplado no consórcio.
“Ao ser contemplado no consórcio, por sorteio ou lance, o consorciado tem disponível o valor total do crédito para fazer a compra à vista. Ele escolhe o bem ou serviço desejado e a administradora realiza o pagamento total para o fornecedor escolhido”, explica Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC.
Luiz Antonio Barbagallo, economista da ABAC, explica os benefícios: “Planejando-se com consórcio, o consumidor elimina os juros da compra a prazo, mantém as rédeas da vida financeira e evita o consumismo imediato. Além de ter outro importante benefício, como a possibilidade de ganhar descontos e/ou outros benefícios, como acessórios para o veículo”, diz.
Para demonstrar que o custo do dinheiro sempre envolve tempo, ele lembra um antigo comercial de TV, em que dois amigos estão na fila para comprar um cafezinho, e um pede uma moeda ao outro. Porém, aquele que havia recebido, encontrou uma moeda na carteira e imediatamente devolveu ao amigo. Para sua surpresa, o amigo cobrou juros pelos minutos em que seu dinheiro ficou nas mãos do companheiro. Exageros à parte, a bem-humorada cena reflete a consequência de dispormos de recursos que ainda não temos.
Desafios de pagar à vista
Apesar das vantagens, a compra à vista também tem algumas implicações que podem ser impeditivas ao consumidor. Uma delas é a dificuldade de dispor de grandes quantias, pois é preciso tempo para juntar todo o dinheiro.
Ele também ressalta a insegurança de ficar com a conta bancária zerada e não ter reservas para enfrentar eventuais dificuldades às quais qualquer pessoa está sujeita, como desemprego ou doenças.
Em pesquisa encomendada pela ABAC à Kantar, Divisão de Pesquisa de Mercado, Insights e Consultoria da WPP, verificou-se que, entre os motivos que levaram o consumidor a aderir ao consórcio durante a pandemia, estava: “não comprei à vista, pois não era o momento de gastar grandes quantias”, ou seja, a sensação de ficar sem dinheiro é comprovadamente um incômodo.
Ao optar pelo consórcio, o consumidor tem as vantagens da compra à vista após a contemplação. Com o crédito disponível, seu poder de barganha aumenta e os benefícios conquistados podem minimizar os já baixos custos finais previstos.
Além disso, o consorciado contemplado tem flexibilidade para usar o crédito e pode inclusive pagar até 10% das despesas relacionadas à compra.
Quer saber mais sobre possibilidades de uso do crédito no consórcio? Então baixe agora gratuitamente a nossa cartilha “Como utilizar o crédito do consórcio”, disponível aqui.
Deixe um comentário