Geração Z mostra interesse pelo consórcio

10 . dez . 2025

Focada em sensibilizar os jovens quanto à singularidade e às vantagens do consórcio, a ABAC vem desenvolvendo campanhas institucionais voltadas para esse público nos últimos anos. Pesquisa recente realizada pela Kantar Brasil para a entidade identificou que o consórcio está se tornando popular entre a geração Z.

A pesquisa realizada pela Kantar Brasil para a ABAC, no início de 2025, considerou 46% do total de 1600 entrevistados na faixa etária de 18 a 29 ano, a chamada “geração Z”. Nesse levantamento, um dos apontamentos de destaque foi que, entre os consultados de todas as idades, 58% informaram conhecer o consórcio, registrando a procura crescente por produtos financeiros, independente de classe social (A, B ou C), gênero ou localidade de origem.

Vale separar que tais dados identificaram as características mais comuns entre os nascidos a partir de 1995, quando o mundo já vivenciava o momento digital. Composta por jovens com facilidade em lidar com qualquer recurso tecnológico, a geração Z desconheceu o planeta sem internet.

Para passar de fase, vai de consórcio

Ao ponderar essas especificidades, a ABAC vem desenvolvendo campanhas, nos últimos anos, para atrair esse público. Na última edição, que terminou em 13 de dezembro, o tema foi “Para passar de fase, vai de consórcio”. Segmentada em duas partes, a estratégia incluiu um game exclusivo e parcerias com influenciadores digitais. O jogo interativo desafiou o interessado a tomar decisões em finanças, permitindo que ele simulasse o consórcio na prática e recompensando-os com badges. Já os influenciadores, além de divulgar a ação, realizaram um “letramento” sobre consórcio. 

Os primeiros resultados obtidos, desde o evento de lançamento realizado em um domingo de agosto, na avenida Paulista, mostraram boa receptividade. Os resultados alcançados com o desafio lúdico estimularam a curiosidade sobre o consórcio e suas possibilidades. A campanha gerou 91 milhões de visualizações de anúncios, 29 milhões de visualizações de vídeos, mais de 600 mil acessos ao site da campanha e quase cinco mil jogos iniciados e comentários recebidos. 

Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC, comentou que os resultados conquistados foram ótimos, especialmente pelo formato adotado com canais que se complementam. “Os desafios propostos e as informações disponibilizadas incentivaram os visitantes para acessar o site e conhecerem as demais peças fortalecendo o engajamento”, disse.

Resultados impressionam

Na estratégia de mídia, o destaque inicial foi a presença de um influencer. Somente em 30 dias, registrou 195 mil impressões, 58 mil cliques e 30% de taxa de cliques em relação ao número de exibições. Com o passar dos meses, com mais quatro influenciadores digitais, a campanha acumulou mais de 7,12 milhões de impressões. Além de divulgar a ação, elas permitiram um “letramento” sobre consórcio participando das simulações de realidade virtual.

“A diversificação de tipos de peças e a parceria com diferentes influenciadores digitais, capazes de impactar diversos nichos do público-alvo, foram fundamentais para alcançarmos os bons resultados”, resumiu Fabiana Castro, do departamento de marketing.

Consórcio de A a Z

A campanha motivou ainda mais de 600 mil visitas ao site consorciodeaaz.org.br. Desse total, 93% foram navegações qualificadas, isto é, com tempo médio acima de 10 segundos, revelando alto interesse pelo conteúdo. 

Outro reflexo foi a interação dos usuários com o game da ABAC, um jeito divertido de entender na prática como funciona o consórcio e quais suas vantagens. Ele contou com quizzes e jogos interativos nas redes sociais, somando-se também a exploração de outros materiais educativos sobre o tema.

Houve também centenas de usuários que se interessaram pelo download do “Guia do Consórcio”. Ainda, o blog e o site sobre Educação Financeira da ABAC (saberfinanceiro.org.br) receberam acessos adicionais, com tempo de permanência relevante. Tudo isso reforçou o papel da campanha na geração de tráfego engajado e aprendizado sobre o mecanismo.

Rossi concluiu que “o gradual crescimento de interessados com a entrada de novas gerações de consorciados valida a consolidação do consórcio como forma de planejamento para aquisição de bens e contratação de serviços por todas elas, desde os baby boomers até as X, Y e Z, e mostra cada vez mais a conscientização sobre a essência da educação financeira entre os brasileiros.”

O Sistema de Consórcios hoje

Ao completar dez meses deste ano, o Sistema de Consórcios voltou a quebrar o recorde de vendas dos últimos dez anos. Atingiu 4,34 milhões de cotas, movimentando mais de R$ 423 bilhões de janeiro a outubro. Como decorrência dos resultados positivos, o volume de participantes ativos cresceu e atingiu a marca inédita de 12,36 milhões. No período, o acumulado de contemplações totalizou 1,48 milhão, enquanto os créditos concedidos aos consorciados contemplados somaram R$ 101,86 bilhões.

O consórcio contribui para a cadeia produtiva da economia, estando presente nos segmentos automotivo, imobiliário, serviços, eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis. Em 2024 os ativos administrados do Sistema de Consórcios participaram com 6,1% do PIB.

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Dicas da ABAC

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