ABAC Entrevista: Carpinejar reflete sobre afeto e invisibilidade

19 . ago . 2025

O ABAC Entrevista está de volta, trazendo uma conversa inspiradora com o escritor e poeta Fabrício Carpinejar, gravada durante o 45º CONAC – Congresso Nacional das Administradoras de Consórcios, em maio de 2025. Reconhecido pela sensibilidade com que trata de temas como afeto, convivência e vulnerabilidade, ele compartilhou reflexões sobre como a pressa e os hábitos modernos nos afastam do essencial.

Na entrevista, Carpinejar chama a atenção para a forma como a correria do dia a dia nos torna invisíveis uns para os outros, ao mesmo tempo em que alerta para a dependência do celular e o apego à opinião alheia. Para ele, esses comportamentos nos desconectam do que realmente importa: o cuidado com quem está ao lado, a escuta verdadeira e a coragem de assumir a própria fragilidade.

Com mais de um milhão de exemplares vendidos e dezenas de prêmios literários, Carpinejar mostra no ABAC Entrevista que poesia e finanças podem se encontrar na mesma ideia: planejar é um ato de esperança. E é nesse encontro entre literatura e planejamento que o ABAC Entrevista convida o público a refletir sobre escolhas, prioridades e o futuro.

ABAC Entrevista: Fabrício Carpinejar

Utilize o player abaixo para assistir a entrevista completa ou clique aqui.

Trechos da entrevista

Apesar da visibilidade que tem hoje, você já se sentiu invisível em algum momento?
Sou invisível. Quando alguém me vê, está se vendo. Você não procura o escritor, você procura o que ele traduz de você. Mas não teria a minha sensibilidade se não tivesse sofrido bullying na infância, na adolescência, se não tivesse sofrido rejeição na vida adulta. É pela dor de entendermos o que é humildade.

Qual a importância da afetuosidade na forma de lidar com o próximo?
Nós não reparamos quem está ao lado, se estamos sendo apressados. Sempre usamos a justificativa da falta de tempo. Mas será falta de tempo ou de vontade? Fugimos do contato visual, fugimos do convívio. Se você não reconhece quem está ao lado, tampouco vai reconhecer o que é valioso dentro de si. O outro é o nosso espelho. Só descobrimos a nossa importância quando alguém nos olha com carinho e devoção.

Os elogios são cada vez mais raros, tanto que não confiamos no elogio. Pensamos que é troça ou bajulação. A gente não acredita mais nos elogios e isso é uma prova de que não estamos mais olhando os outros. Porque se as pessoas acreditassem no elogio, significa que ele era e é mais constante, mais corriqueiro, mais frequente. Se nos assustamos com o elogio é que não estamos reconhecendo o nosso valor.


Os temas levantados por Fabrício Carpinejar na entrevista durante o 45º CONAC reforçam a importância de refletirmos sobre nossas relações, escolhas e prioridades. O evento mostrou como discussões que envolvem afeto, convivência e humanidade também têm tudo a ver com planejamento, futuro e até mesmo com o sistema de consórcios.

Se você deseja conferir a íntegra da matéria e outras notícias do setor, acesse a edição 80 da Revista do Sistema de Consórcios, publicação da ABAC com a cobertura completa do Congresso.

A edição já está disponível. Faça o download clicando aqui ou na imagem abaixo:

Confira abaixo outras edições do ABAC Entrevista:

Categoria(s):

Dicas da ABAC

Tag(s):

, , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS