Traçar objetivos consistentes é essencial para que você consiga atingir uma meta pessoal ou profissional. Mas você sabe qual é a maneira mais eficiente de traçar essas metas?
De acordo com o artigo Cinco Passos para uma Meta, de Tom Coelho, o melhor é dividi-las em cinco passos. São eles:
1) Especificidade: você precisa decidir o que quer de forma muito bem definida. Escolha o ramo da empresa na qual quer trabalhar, em qual cargo quer atuar e vá à luta! Quanto mais específica for a definição do que você pretende, melhor.
2) Mensurabilidade: sua meta deve ser algo que você possa quantificar. Mensure o quanto você quer ganhar e o que você quer adquirir em um futuro próximo. Por exemplo, se sua meta, hoje, é comprar um carro, escolha o modelo exato e defina em quanto tempo você quer pagá-lo. Assim, você terá embasamento para negociar um salário de acordo com os seus planos.
3) Relevância: se você já é chefe de um departamento e precisa alcançar um faturamento maior, por exemplo, crie metas importantes, significativas e desafiadoras. Desta forma, a sua equipe estará sempre motivada a buscar o melhor resultado.
4) Exequibilidade: uma meta precisa ser algo viável, que você possa realizar. Você só poderá almejar um cargo de chefia em uma multinacional se a sua formação e a sua experiência profissional forem condizentes com a função que você ambiciona. É fundamental que você crie metas que estejam dentro da sua realidade.
5) Tempo: por fim, esse é um dos fatores essenciais para traçar uma meta. Apenas especificar e mensurar objetivos possíveis e importantes não é o suficiente, se você não definir um horizonte de tempo. Aquele carro que é o seu sonho de consumo, você quer colocá-lo em sua garagem em quanto tempo?! Pense nisso!
Agora que você já sabe como atingir uma meta, mãos à obra!
Anterior
POST FAKE
EXCELENTES DICAS , ESTAREI TRABALHANDO EMBASADO NAS MESMAS E COM FOCO NOS OBJETIVOS .
Eu apliquei essas dicas e realmente notei que faz toda uma diferença. Gostei bastante !
Que bom, Janielly! Ficamos felizes!