O consórcio das duas rodas, como é popularmente chamado o consórcio de motocicletas, responde atualmente por 27,6% de todas as cotas ativas do Sistema de Consórcios. Esse segmento é relevante não apenas para o Sistema de Consórcios, quanto para o mercado interno.
O consórcio tem anotado, ao longo dos últimos anos, grande relevância para o mercado das duas rodas no país. De acordo com cálculos feitos pela assessoria econômica da ABAC, utilizando os dados da Fenabrave e da B3, a participação dos consórcios nas vendas de motos por financiamentos, de 2021 a 2024, teve média de 37,9%. Já a participação do consórcio no volume geral de motocicletas comercializadas no país, nos últimos três anos, teve média de 24,1%, isto é, foi de uma a cada quatro unidades.
Observou-se ainda que, do total de unidades comercializadas no mercado interno, em média, 63,5% foram por financiamento, incluindo consórcio.
Boa parcela dos consorciados de motocicletas são trabalhadores ou empreendedores que têm nesse tipo de veículo seu meio de mobilidade, trabalho e renda. Pela importância do consórcio constatada nesse segmento, principalmentevale lembrar o estudo denominado Financial Access and Labor Market Outcomes: Evidence from Credit Lotteries ou Acesso Financeiro e Resultados do Mercado de Trabalho: Evidências de Loterias de Crédito, desenvolvido pelos pesquisadores Bernardus Van Doornik, Armando Gomes, David Schoenherr e Janis Skrastins e disponibilizado pelo Banco Central do Brasil.
O estudo abordou a melhoria da mobilidade do trabalhador por meio do consórcio. Entre os resultados animadores apontados estão a superação de obstáculos na busca pelo emprego, o aumento das chances de uma melhor colocação no mercado de trabalho, e mais adesões de participantes aos grupos de consórcios de motocicletas.
De forma conclusiva, a pesquisa revelou que a liberação de crédito via consórcio para investimento em locomoção tem permitido que os indivíduos acessem mercados de trabalho geograficamente distantes. Logo, o consórcio impacta positivamente na geração de rendimentos.
No oitavo mês do ano, o consórcio de motocicletas e motonetas, segundo maior em volume de participantes ativos, ultrapassou três milhões de consorciados, ao crescer 10,2% sobre 2023.
Além disso, as vendas de cotas, o tíquete mensal médio e os negócios concretizados no consórcio de motocicletas apresentaram crescimento de janeiro a agosto. Foram registrados aumentos também nos indicadores de contemplações e de créditos concedidos no período.
Para saber mais sobre o desempenho do consórcio de motocicletas e outros do Sistema de Consórcios, leia também:
Deixe um comentário