Brilho em movimento: conheça artista que criou a pintura

03 . nov . 2022

“Brilho em movimento”. Este foi o nome que batizou a obra criada por Uendel Rocha, em homenagem aos 60 anos no Sistema de Consórcios e 55 anos da ABAC. Conheça um pouco da trajetória do artista que usa materiais naturais em suas pinturas e ilustrações, com destaque para o carvão.

Nascido em Primeira Cruz, região dos Lençóis Maranhenses, e criado em São José de Ribamar, na ilha de São Luis – onde vive até hoje, Uendell sempre teve a arte em sua vida. Desde criança gostava de desenhar e fazia parte de grupos de teatro.

“O desenho é uma paixão desde pequeno. Mas quando criança não tinha muitos recursos para comprar material, então aproveitava o que tinha ao meu dispor para fazer minhas criações: carvão, flores, folhas, pedra, tijolos… tudo virava matéria-prima para dar vida a minha imaginação”, contou o artista.

Desenhando há cerca de 30 anos, atualmente o artista é reconhecido por suas ilustrações feitas com carvão. “Sempre gostei de fotografia e retratar pessoas. Tenho preferência por fotos em preto em branco. Esse é um dos motivos que foquei meu trabalho com o carvão. Quero levar as pessoas a ampliarem a sua imaginação por meio das diferentes nuances do preto, branco e cinza em minhas obras”, acrescentou.

Cotidiano como inspiração

Morador de uma região portuária, Uendell possui o hábito da observação. É nesta prática que ele encontra uma das maiores inspirações para seu trabalho. Suas obras retratam, sobretudo, a simplicidade da realidade local.

“Da minha casa tenho a visão do mar, da rotina das pessoas, sem falar da diversidade cultural que se manifesta diariamente e dos desafios que o povo enfrenta como a violência, a falta de acesso à educação. É a realidade local e a cultura regional que ganham destaque nas minhas criações”, relatou.

Do Maranhão para o Mundo

O artista, que já foi bombeiro militar, afirma que a arte deu novo sentido à sua vida. Ele relembra que no começo era tudo muito difícil, as pessoas, inclusive da família, não confiavam que viver da arte poderia dar certo.

“Quando decidi deixar a carreira de bombeiro para me dedicar aos desenhos, muitos não acreditaram em mim e não me apoiaram. Todavia, expressar minhas emoções e minha percepção da realidade por meio das ilustrações é o que me faz feliz. Com meu trabalho tive a oportunidade de ser feliz fazendo o que eu realmente amo, garantir meu sustento, conhecer outros países, pessoas e culturas diferentes. Não me arrependo da minha decisão”, ponderou.

As pinturas do Uendell já percorrem várias exposições em cidades brasileiras e em Portugal, França, Suíça, Estados Unidos.

Baixe o pôster!

A obra “Brilho em movimento”, criada por Uendell Rocha, foi digitalizada e transformada em um belíssimo pôster. A original está em exposição na sede da ABAC, em São Paulo. E a versão em pôster pode ser baixada aqui para decorar sua casa ou escritório. O download é gratuito!

Categoria(s):

Institucional

Tag(s):

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS