O que é “custo de oportunidade”?

16 . mar . 2021

Quando falamos em “custos”, logo pensamos no valor que precisamos desembolsar para alcançar um objetivo. Por exemplo, quanto irá nos custar comprar e manter um veículo. Mas também existe um outro tipo de custo mais difícil de ser calculado, que é o chamado de “custo de oportunidade”. No post de hoje, vamos ver o que é isso e qual a sua relação com o consórcio.

“Custo de oportunidade” é o valor ou benefício que você abre mão ao fazer uma escolha. Ou seja, é o que você perde ao escolher uma coisa em detrimento de outra. 

Para Luiz Antonio Barbagallo, economista da ABAC, eles estão presentes diariamente nas decisões que tomamos. Como na simples escolha de ir para o trabalho de carro ou de transporte coletivo. Ao optar pelo carro, você terá um custo maior, mas terá conforto. Nesse caso, a economia que você deixou de fazer, será o seu custo de oportunidade. Já optando pelo transporte público, seu custo de oportunidade será o conforto do qual você abriu mão.

No caso de uma empresa, ela pode investir seus recursos em aplicações financeiras, e ganhar com os rendimentos, ou comprar novos equipamentos e ampliar a produção, aumentando as vendas e a lucratividade em médio e longo prazos. Ao optar por investir na produção, ela abre mão dos rendimentos das aplicações financeiras, sendo esse seu custo de oportunidade. 

Qual a decisão mais acertada?

Como explica o economista da ABAC, não há decisão certa ou errada. Tudo depende do seu objetivo. “Se sua economia diária, ao optar pelo transporte público, por exemplo, for planejada para alcançar um objetivo maior, essa escolha fará todo sentido”, orienta.

Logo, o fundamental ao tomar uma decisão é considerar onde você deseja chegar e como suas escolhas podem impactar nesse objetivo.

Qual o custo de oportunidade ao fazer um consórcio?

Como nossos recursos são limitados, precisamos fazer escolhas financeiras ao longo da vida. E nem sempre é fácil. Abrir mão de conforto ou de comprar um produto desejado exige foco e disciplina. E esse é o custo de oportunidade do consórcio: você abre mão de algumas coisas supérfluas, para conquistar um bem ou serviço desejado lá na frente, ao ser contemplado no consórcio.

Consórcio para não perder oportunidades

O consórcio te ajuda a aproveitar as oportunidades, pois com essa modalidade você planeja seu futuro, se organiza financeiramente pagando valores justos, e usa o tempo a seu favor. Entre as oportunidades que o consórcio te ajuda a aproveitar estão: 

  • adquirir a casa própria e sair do aluguel;
  • adquirir imóvel cujo aluguel pode gerar renda extra, formando ou complementando sua aposentadoria no futuro;
  • fazer um curso no exterior, contribuindo para sua carreira profissional;
  • comprar um veículo para se tornar um profissional autônomo;
  • abrir seu próprio negócio, como uma transportadora; food truck; locação de máquinas, equipamentos ou veículos; pequeno negócio no ramo de costura; produção de alimentos; comércio etc.;
  • investir em um negócio já existente, aumentando a produtividade para alavancar os negócios. 


O que não faltam são sonhos a serem conquistados com o consórcio! Leia o texto abaixo para saber como fazer um consórcio.

Categoria(s):

Educação Financeira

Tag(s):

, , , , ,

Uma resposta para “O que é “custo de oportunidade”?”

  1. Pedro Lopes disse:

    Muita gente ainda não tem essa clareza de que tudo na vida é feito de escolhas.
    O Consórcio ajuda as pessoas a ter planejamento do futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS