Equilibrado, investidor ou endividado: faça o teste

14 . maio . 2018

Hoje começamos a série “Minhas Contas no Azul”, com sete posts para ajudá-lo a conhecer sua situação financeira e a usar o dinheiro a favor dos seus sonhos. Nesse primeiro, lançamos a você um desafio: descobrir qual o seu perfil. Fazer o diagnóstico financeiro da sua vida é o primeiro passo para começar essa jornada rumo ao sucesso dos seus planos. Preparado para o teste?

Antes de iniciar o teste, faça uma reflexão a partir de três perguntas. A primeira é “Você sabe quanto ganha?”. Por incrível que pareça, mesmo se os valores forem fixos, muita gente não consegue responder a ela de forma clara e objetiva. Isso ocorre porque as pessoas tendem a memorizar apenas os valores brutos. Ou seja, se esquecem daqueles descontos obrigatórios que ocorrem todos os meses, como INSS, impostos, convênio médico etc.

Em seguida, faça a segunda pergunta: “Você sabe quanto gasta?”. Em um primeiro momento, pode até dizer que sabe. Mas a verdade é que novamente as pessoas tendem a pensar apenas nas despesas mais comuns, como prestação da casa ou aluguel, água, luz e supermercado. Mas se esquecem daqueles pequenos valores que, quando somados, são muito significativos.

E, por fim, a terceira pergunta: “Em que você gasta?” – certamente, uma das mais difíceis.

Faça o teste

Agora que está tomando ciência da sua situação financeira, convidamos você a fazer o teste a seguir. Ele conta com 10 perguntas sobre sua relação com o dinheiro e, ao final, revela se você é equilibrado, investidor ou endividado. Para acessá-lo, clique na imagem a seguir:

Esse teste foi desenvolvido pela DSOP Educação Financeira. Ela é a responsável pelo conteúdo da nova cartilha da ABAC, Na corda bamba – Como a educação financeira pode melhorar a sua vida, cujo download é gratuito. Aproveite!  Clique aqui para baixar a cartilha.

Semana ENEF

A série “Meu Bolso no Azul” é uma iniciativa da ABAC em apoio à 5ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), que ocorre de 14 a 20 de maio. Desenvolvida pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef), ela tem como objetivo disseminar a educação financeira e contribuir para o fortalecimento da cidadania no País. Acompanhe e compartilhe nossa ação!

Categoria(s):

Educação Financeira

Tag(s):

,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS