Publicado em 4/09/2018 as 9:56H
Educação Financeira

Aposentadoria: 8 em cada 10 brasileiros não se preparam

Planejar a aposentadoria não é um hábito comum à maioria da população brasileira, embora ela esteja envelhecendo. Pesquisa do SPC Brasil mostrou que oito em cada 10 brasileiros (78%) não estão se preparando para a hora de se aposentar.

Cerca de 104,7 milhões de adultos acima de 18 anos não se preparam para a aposentadoria, estima o SPC Brasil. Na pesquisa “O Preparo para Aposentadoria no Brasil”, o motivo alegado por quase metade (47%) dos entrevistados foi que não sobra dinheiro no orçamento. Já outros 22% disseram estar desempregados.Há ainda aqueles que começaram a guardar, mas não continuaram por problemas financeiros (19%) e também quem afirmou ter outros planos e prioridades (15%).

O grupo dos que estão se preparando para aposentadoria representou apenas 19% da amostra. Considerando fatores como gênero, idade e renda, esse percentual sobe para 25% entre os homens, 26% entre os mais velhos e 30% nas classes A e B. O hábito de planejar a vida a longo prazo e o exemplo de pessoas que não se prepararam e tiveram problemas financeiros após a aposentadoria, foram os motivos mais alegados por quem tomou essa decisão.

Guardar dinheiro para aposentadoria é meta

Sete em cada 10 entrevistados (77%) disseram que guardar dinheiro para a aposentadoria é uma meta. “Somente a constância permitirá que a pessoa consiga juntar um valor significativo. A reserva financeira, então, precisa ser planejada e ter um hábito mensal. O importante é definir um valor, fazer as contas e ver se a quantia economizada será suficiente para atingir o valor da aposentadoria pretendido pela pessoa no futuro”, destaca o educador financeiro do SPC, José Vignoli.

Os meios mais comuns de se preparar para a aposentadoria identificados na pesquisa são: aplicação em poupança (39%), INSS pago pela empresa (30%) e INSS pago por conta própria (23%). Na média, as pessoas começaram a poupar aos 28 anos, com pretensão de se aposentar aos 61 anos. Há ainda 21% que pretendem continuar trabalhando de forma integral ou parcial.

Consórcio para planejar aposentadoria

É comum enfrentar dificuldades para manter as contas em dia, principalmente quem depende da renda fornecida pelo INSS. Sendo assim, é importante pensar no futuro e buscar alternativas para garantir os ganhos nessa fase da vida. E há pessoas já utilizando o consórcio para planejar a aposentadoria.

“A chamada ‘aposentadoria imobiliária’ é a oportunidade de complementar a previdência pública ou privada com a renda da locação de imóveis. E o consórcio permite adquirir imóveis a longo e médio prazos com parcelas adequadas ao orçamento do consumidor”, explica o presidente executivo da ABAC, Paulo Roberto Rossi.

Para saber mais sobre o consórcio de imóveis, leia também Consórcio de imóveis: 75% usam crédito para comprar residências. E confira a história do Paulo, que realizou o sonho de investir em imóveis por meio do consórcio Consórcio viabiliza sonho de investir em imóveis

Ficou interessado? Procure administradoras associadas à ABAC que atuam neste segmento e analise os planos disponíveis. E, em caso de dúvidas sobre o funcionamento do consórcio, conte com a ABAC!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*