Publicado em 25/08/2016 as 11:00H
Educação Financeira

Como transformar sonhos em projetos

Você já parou para pensar em quais são os seus sonhos e do que precisa para realizá-los? Um problema comum entre as pessoas é não saber como sonhar e transformar os sonhos em realidade, ora pela falta de visão clara do caminho a ser percorrido, ora pela necessidade de tomar atitudes para transformá-los em projetos. Mas você sabe a diferença entre sonho e projeto?

Sonho é o desejo vivo, a aspiração, o anseio. É a ideia ou os objetivos que se quer alcançar. Já o projeto é o sonho tirado do mundo imaginário e colocado “no papel”, no mundo real, para conseguirmos visualizar melhor onde estamos e quais caminhos devemos seguir para chegar onde queremos. Logo, sonhos e projetos se complementam para chegarem, juntos, a um único fim.

Os projetos se caracterizam pelos seguintes aspectos:

1) São temporários – têm início e fim definidos;

2) São planejados, executados e controlados;

3) Geram produtos, serviços ou resultados exclusivos;

4) São desenvolvidos em etapas que se sucedem em uma sequência progressiva;

5) São realizados e gerenciados por pessoas; e

6) São executados com recursos limitados.

Existem alguns passos simples que, uma vez seguidos, podem lhe ajudar a transformar sonhos em projetos. São eles:

1º passo – Saber, exatamente, aonde você quer chegar 

Ao saber exatamente o que você quer, fica mais claro e mais fácil planejar como você poderá realizar o seu sonho. Por exemplo, você sonha em ter um carro. Defina: qual é o carro que você quer? Quais os opcionais que você quer incluir? Se o seu sonho é fazer uma viagem, defina para onde você quer ir, por quanto tempo, em que tipo de hospedagem você pretende ficar etc.

2º passo – Estabelecer metas claras e objetivas para seu projeto 

Com o estabelecimento de metas claras e objetivas, você é capaz de saber quando estará apto a realizar o seu sonho. Suponha que o seu sonho seja comprar um carro 0 km zero daqui a dois anos. Uma boa alternativa seria poupar uma quantia todo mês para comprá-lo.

3º passo – Ter a visão de futuro trazida pela perspectiva de realização do projeto  

Para isso, você deverá pensar em tudo aquilo que a realização do sonho lhe trará de bom. Pense nos prazeres que você terá. Veja-se com o produto ou no lugar em que você sonha estar. Sinta-se com o sonho realizado. Essa atitude lhe dará motivação para seguir o caminho em busca da concretização do seu sonho.

4º passo – Estabelecer etapas intermediárias 

Ao estabelecer etapas intermediárias você pode, de tempos em tempos, reavaliar o seu projeto para que a realização do sonho continue sendo viável. Por exemplo: podem surgir despesas inesperadas em sua vida, você pode receber um aumento ou o preço do carro pode aumentar. Enfim, diversas situações podem ocorrer, e cabe a você decidir sobre a necessidade ou a possibilidade de uma eventual alteração na quantia poupada a cada mês.

Último passo – Comemorar as etapas intermediárias da caminhada  

O importante é verificar que você está no caminho certo para realização do seu sonho e comemorar. Você pode, no caso do projeto de comprar um carro, estabelecer que a cada R$ 5 mil poupados, irá ao cinema com a família e fará um lanche em seguida; ou que alugará um carro, similar ou igual ao que deseja adquirir, para passear com a família por um dia. Enfim, não importa como você irá comemorar, pode ser até algo que demande dinheiro, desde que não o desvie do foco principal do seu projeto.

É fato que nem todos os sonhos envolvem dinheiro, como o desejo de um mundo mais humano ou de retomar uma velha amizade. Mas se seus sonhos exigem recursos, você precisa se educar financeiramente para aproveitar os benefícios de uma vida equilibrada, estando preparado para imprevistos e perto daquela felicidade que só os sonhos podem proporcionar!

Lembre-se: “O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos” – Eleanor Roosevelt, ex-primeira dama americana.

Esse texto foi escrito com informações do projeto Cidadania Financeira, do Banco Central (BC).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*