Publicado em 27/12/2017 as 11:54H
Educação Financeira

3 casos em que a educação financeira pode te ajudar

Você já viu no Blog da ABAC que ter educação financeira significa ter conhecimento, habilidades e confiança para tomar decisões financeiras responsáveis. No post de hoje, confira 3 objetivos que você poderá conquistar ao se educar financeiramente.

1) Gerenciar sabiamente o dinheiro e as dívidas.

Gerenciar o dinheiro é parte da vida cotidiana. Todos precisam de uma base sólida de conhecimento e habilidades financeiras para fazer o máximo com o uso de sua renda, pagar suas contas, cumprir outros compromissos financeiros e tomar decisões sábias sobre gastos, com base em suas necessidades e prioridades. Saber como monitorar eficazmente despesas e orçamento é essencial para que você possa viver dentro de suas capacidades e se sinta no controle de suas vidas financeiras. Dessa forma, com educação financeira, você sempre conseguirá adaptar seus conhecimentos e habilidades à medida que as necessidades e as circunstâncias mudam.

2) Planejar e poupar para o futuro.

Uma parte essencial da educação financeira é estabelecer objetivos financeiros e identificar os caminhos para alcançá-los. Eles podem ser de curto prazo, como comprar um computador, ou tratar de eventos importantes da vida, como planejar-se para educação ou aposentadoria. Iniciativas como essas te preparam para grandes eventos da vida e a tomar medidas concretas para alcançá-los. Elas te ajudam a desenvolver uma sólida compreensão dos produtos e serviços financeiros. Te dão ainda a capacidade de avaliar suas características e benefícios, incluindo custos e riscos associados.

3) Prevenir-se e proteger-se contra fraudes e abusos financeiros.

Qualquer pessoa pode cair em uma fraude financeira. Novos esquemas surgem constantemente, com o propósito de atrair pessoas para a armadilha de realizar ações que resultam na perda de seu dinheiro para os fraudadores. Você precisa estar cientes dos sinais que devem vigiar e de como minimizar os riscos. Se você acha que foi vítima de fraude, deve saber onde podem procurar ajuda. As iniciativas de educação e prevenção podem ajudá-lo a se proteger de tais abusos.

Viu como a educação financeira pode facilitar sua vida? Continue acompanhando os canais da ABAC para receber dicas e orientações que vão melhorar cada vez mais sua relação com o dinheiro.

Esse texto foi escrito com informações do III Fórum da Cidadania Financeira, realizado pelo Banco Central do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*