Venda de veículos por consórcio cresce mais de 60%

09 . mar . 2017

Sempre que o consumidor adquire bem de valor e não possui a quantia necessária para pagar à vista, precisa vinculá-lo como garantia de pagamento ao contrato de financiamento escolhido (consórcio, financiamento ou leasing). Isso se chama “alienação fiduciária”. Levantamento da ABAC identificou que o total de alienações de veículos leves, novos e usados, comprados com consórcio cresceu mais de 60% nos últimos seis anos. É o consórcio sendo a melhor opção de compra para mais brasileiros.

O estudo da ABAC, feito com base em dados da Cetip, revelou que o consórcio caminhou em sentido oposto ao do financiamento e do leasing de 2011 a 2016: enquanto as alienações de veículos leves vinculados ao consórcio cresceram mais de 60%, as referentes ao financiamento caíram 36,41% e ao leasing diminuíram 32,02%, como mostra a tabela abaixo.

Veiculos_leves_alienados_consorcio

Fonte: Cetip

Em 2011, foram registrados 250,4 mil veículos leves adquiridos pelo consórcio, e em 2016 esse total ultrapassou 400 mil. Com isso, a participação dos consórcios na alienação de veículos passou de 4,5% para 10,7%, subindo 6,2 pontos percentuais em seis anos.

Variação_veículos_leves_consórcio

Fonte: Cetip

De 2011 a 2016, o número de alienações de veículos leves comprados por consórcio cresceu em todas as regiões do país. A região que concentrou o maior volume nesses seis anos foi a Sudeste, com 875,5 mil contratos, o correspondente a 42,2% do total. Na sequência, vieram o Nordeste com 452,5 mil, o Sul com 394,3 mil, o Centro-Oeste com 239,3 mil e o Norte com 111,7 mil. Em todo o país, foram realizados 2,1 milhões de contratos ligados à modalidade nos últimos seis anos.

Consórcio para quem planeja

O aumento de mais de 60% no total de alienação de veículos leves via consórcio revela um cenário importante: a atratividade da modalidade. O crescimento do consórcio mostra que o consumidor está reconhecendo essa forma de autofinanciamento como uma oportunidade para continuar realizando seus objetivos, mesmo em tempos difíceis. Quem se planejou, fez consórcio e foi contemplado, conseguiu comprar o veículo desejado.

Com taxa de administração acessível, que implica em custos mais baixo, e prazos longos, o consórcio vem permitindo ao consumidor pagar prestações adequadas à sua renda, sem comprometer o orçamento pessoal ou familiar, e conhecer as vantagens de planejar o futuro.

Categoria(s):

Drops de Mercado

Tag(s):

, ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS