Publicado em 22/12/2017 as 11:53H
Drops de Mercado

Preferência dos consorciados por seminovos é cada vez maior

Com quase 3,5 milhões de participantes ativos, o consórcio de veículos leves vem identificando mudanças nas preferências do consumidor. Houve crescimento da participação média mensal dos consórcios na compra de carros seminovos por consorciados no total dos financiamentos. Os dados correspondem ao período de janeiro a outubro, e foram divulgados pela B3. 

Enquanto em outubro de 2011 o consórcio era utilizado para compra de usados por 49,8% dos consorciados. No mesmo mês de 2017, atingiu 75,4%, crescendo 25,6 pontos percentuais.

 

Para Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, “com a liberdade de escolha que os consorciados contemplados têm, é possível entender que na hora da compra do carro o desejo inicial por um modelo ou marca tenha mudado, inclusive na análise do preço, quando a preferência pode ser de um seminovo mais equipado a um zero mais simples”.

O presidente ressalta ainda uma importante característica do consórcio, que é o poder de compra à vista e a liberdade de escolha do bem desejado: “A utilização do crédito, que ainda permite se beneficiar de até 10% do seu valor para custear tributos, transferências, documentação e seguro, é semelhante a ter o dinheiro no bolso. Com esse poder de compra, os consorciados podem decidir pelo que mais lhes convier”.

Compra de motos usadas também cresceu

No mercado de motos financiadas, o cenário dos mesmos sete anos é semelhante, porém em menor escala. Nos dados da B3, a aquisição de motocicletas usadas por consorciados até outubro correspondia a 5,1% em outubro de 2011. Já no mesmo mês de 2017 foi de 10,4%, duplicando a participação.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*