ABAC: pioneirismo no atendimento ao consumidor

15 . mar . 2018

Como você já deve saber, a ABAC é a associação sem fins econômicos que representa empresas de consórcio do país. Mas a missão da entidade vai além: cabe também desenvolver e fortalecer o Sistema de Consórcios. E isso não seria possível sem a realização e a satisfação dos milhões de consumidores que fazem parte desse Sistema. Foi com esse propósito que a ABAC lançou, em 1983, o Departamento de Atendimento ao Consumidor (DAC), sendo pioneira no atendimento ao público.

O DAC da ABAC já fazia atendimentos pontuais aos consumidores desde 1981. Mas foi a partir de janeiro de 1983 que passou a dar assistência também ao grande público consumidor de consórcios. Inicialmente, o departamento registrou aproximadamente 100 pedidos de esclarecimentos por mês. Chegou a ser reconhecido por órgãos oficiais, como o Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor).

Hoje o Departamento de Atendimento ao Consumidor da ABAC está mais forte do que nunca. São realizados inúmeros atendimentos diariamente por meio dos diversos canais de comunicação da entidade. São eles e-mail, telefone, redes sociais, Blog da ABAC e até mesmo pessoalmente, por meio de agendamentos. A ABAC esclarece dúvidas sobre o funcionamento do consórcio e atua como intermediária junto à administradora de consórcios, quando necessário.

Pioneirismo e evolução

A iniciativa da ABAC foi pioneira no país, especialmente por ter sido lançada mais de 7 anos antes da publicação do Código de Defesa do Consumidor, em 11 de setembro de 1990, legislação que mudou as relações de consumo no Brasil para melhor. Ao prestar atendimento aos consorciados, a ABAC pode não apenas contribuir com informações, como aprimorar o Sistema de Consórcios.

“Os casos concretos que surgiram permitiram estabelecer normas operacionais que foram levadas à Receita Federal e, posteriormente, ao Banco Central. A partir dessa régua, muitos mecanismos foram criados no sentido de conciliar os interesses coletivos, mantendo íntegro todos os mecanismos de financiamento para que o grupo pudesse cumprir os seus objetivos, que, naquela, época era entregar o bem, e agora é outorgar o crédito”, explica Marília de Castro Valente, assessora jurídica da ABAC e responsável pela implantação do DAC da ABAC.

Marília relata que o atendimento pela ABAC começou a ser realizado a partir da liquidação do Consórcio Almeida Prado (no final da década de 1970), que refletiu muito negativamente nas demais administradoras. “Houve a percepção da direção da entidade de que era preciso estabelecer novos parâmetros para, inclusive, consolidar o consórcio em novas bases. Impulsionada por essa visão, a ABAC criou vários núcleos para tentar profissionalizar a atividade e fundou o Departamento de Atendimento ao Consumidor da ABAC”, diz.

Entre em contato

Caso você, consumidor, tenha alguma dúvida ou precisa resolver qualquer questão relacionada ao seu consórcio, lembre-se da ABAC! Entre em contato conosco pelo telefone 11 3231-5022 ou pelo e-mail [email protected], com sua pergunta ou um breve relato do seu caso. Estamos sempre à disposição para contribuir para sua realização e fazer do consórcio um Sistema cada vez melhor.

 

Categoria(s):

Dicas da ABAC

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