ABAC: A Força do Sistema de Consórcios

20 . jun . 2018

Hoje, 20 de junho, a ABAC completa 51 anos de atividades! Se você acompanha os canais da ABAC, sabe que a entidade é a grande representante do Sistema de Consórcios. Mas o que a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios faz e como pode ajudar você? No post de hoje, saiba mais sobre essa entidade tão importante para o setor.

A ABAC é a entidade de classe sem fins econômicos cuja missão é representar, desenvolver e fortalecer as administradoras associadas e o Sistema de Consórcios. Sua sede fica localizada em São Paulo/SP e conta com seis regionais: Sudeste I, Sudeste II, Sul I, Sul II, Norte/Centro-Oeste e Nordeste.

A entidade foi criada em 20 de junho de 1967 para defender os interesses das empresas de consórcios que despontavam pelo País, frente ao sucesso da modalidade criada no início da mesma década. Graças à atuação da entidade desde então, o consórcio é hoje uma modalidade inteiramente consolidada, com legislação própria (Lei nº 11.795/2008), e que viabiliza a aquisição de uma gama altamente diversificada de bens e serviços.

Quem a ABAC representa?


A ABAC representa administradoras de consórcios de todo o País, chamadas de “Associadas Efetivas”. São empresas independentes e ligadas a bancos, cooperativas, magazines, montadoras e seguradoras, que contam com o suporte da associação em suas atividades.

Além delas, existem as “Associadas Especiais”, empresas e instituições com interesses afins, diretos ou indiretos, ao setor ou à entidade. Por fim, a entidade possui ainda uma rede de parceiros, que contribuem com os associados por meio de condições especiais em produtos e serviços.

Afinal, o que a ABAC faz?

 

● Negociações
A ABAC é interlocutora da classe junto ao Banco Central do Brasil, a autarquia que regulamenta e fiscaliza o setor. Também representa as administradoras associadas junto a órgãos públicos e privados e à sociedade em geral.

● Atendimento ao consumidor
Desde 1983, conta com o DAC – Departamento de Atendimento ao Consumidor, que esclarece dúvidas sobre consórcio e faz a mediação entre consorciados e administradoras quando necessária. O atendimento pode ser presencial, por e-mail, telefone ou mídias sociais.

Publicações
Investe constantemente em publicações sobre consórcio e educação financeira, como cartilhas, livros, revistas, anuários e cadernos de balanços. A entidade acredita no conhecimento como elemento essencial para o fortalecimento e a evolução do setor.

● Congressos
Realiza o maior evento do setor, o CONAC – Congresso Nacional de Administradoras de Consórcios. Anualmente, são reunidos empresários, profissionais do setor, parceiros e representantes de órgãos públicos e privados para abordar diversos assuntos relacionados ao Sistema. 

● Cursos e palestras
Capacita profissionais do setor visando difundir boas práticas e orientações sobre consórcio.

● Premiações
Realiza premiações para incentivar o reconhecimento de empresas que contribuem para o fortalecimento e o desenvolvimento do setor. Saiba mais sobre o Prêmio ABAC Compartilhar clicando aqui

● Marketing institucional
Divulga o consórcio por meio de campanhas, eventos e outras ações on-line e off-line. Também está presente nas mídias sociais, levando conteúdo a milhares de pessoas diariamente.

● Assessoria
Presta assessoria jurídica, econômica e contábil às associadas, dentre outros serviços, buscando uma atuação de excelência.

Por meio de muito diálogo com autoridades e sociedade em geral, a ABAC conquistou seu lugar e alcançou o pleno reconhecimento de suas atividades. A entidade foi a responsável por fazer do consórcio um importante instrumento de progresso social, tornando-se a principal força do Sistema de Consórcios.

Categoria(s):

Dicas da ABAC

Tag(s):

2 respostas para “ABAC: A Força do Sistema de Consórcios”

  1. Arlete Sales disse:

    Impressionante como um órgão como esse , ainda se vê o nome do consórcio indo a poço abaixo , e milhões perdidos , falta algo então pra mudar essa realidade!! E talvez o fio da meada pra essa mudança esteja na simplicidade de ouvir a quem precisa de voz !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS