Quem pode se filiar à ABAC?

30 . set . 2020

A ABAC é a associação sem fins lucrativos que representa o Sistema de Consórcios. Podem se filiar à ABAC administradoras de consórcios, empresas de outros segmentos com interesses no setor e representações comerciais (pessoas jurídicas), que estão sendo admitidas desde janeiro de 2020.

Existem duas categorias de associados: os efetivos, que são as administradoras de consórcios, e os especiais, que são empresas de outros segmentos e também, recentemente, as representações comerciais. A ABAC conta atualmente com 99 administradoras associadas e 16 associados especiais (setembro/2020). Confira a relação completa clicando aqui.

Os processos de filiação nesses três grupos contam com critérios diferentes. Porém, há um importante ponto em comum: todos são submetidos à avaliação do Conselho Nacional e a filiação só é efetivada se aprovada pela maioria dos integrantes.

Associados especiais – Empresas de outros segmentos

São empresas ou instituições que, embora não sendo administradoras de consórcios, têm interesses no Sistema de Consórcios ou na entidade. São exemplos: escritórios de advocacia, auditoria, consultoria, assessoria empresarial, software houses e corretoras de seguros. 

Para se filiar à ABAC, a empresa deve enviar a ficha de filiação preenchida e assinada (ver ficha de filiação categoria especial – empresas de outros segmentos), o contrato social da empresa e última atualização para o e-mail associe@abac.org.br.

A contribuição associativa nesta categoria é de R$ 765 mensais (referentes a 2021).

Para saber mais sobre filiação nessa categoria, clique aqui.

Associados especiais – Representações comerciais

A filiação de representações comerciais está sendo admitida desde janeiro de 2020. Para isso, é necessário atender alguns critérios estabelecidos pela entidade, como:

  1. Certificação PCA-10 de, no mínimo, 1 (um) sócio; 
  2. Certificação PCA-10 de 10% da equipe de vendedores do proponente, independentemente do vínculo; 
  3. Ser indicado por administradora filiada à ABAC, assinada pelo representante registrado na entidade (ver modelo).

Além disso, deve apresentar os seguintes documentos:

• Proposta de filiação firmada pelo representante legal, com dados cadastrais e demais de praxe (ver ficha de filiação categoria especial – representantes comerciais);

• Contrato social atualizado para a época da proposta de filiação; 

• Cópia de RG e CPF/MF dos sócios pessoas físicas, CNPJ/MF se pessoa jurídica e respectivo contrato social atualizado; 

• Certidão negativa do distribuidor criminal dos sócios, estadual e federal, expedida na comarca de respectivo domicílio; 

• Organograma da estrutura decisória do proponente, identificando-se cargos, funções e qualificação de seus ocupantes; 

• Organograma da estrutura administrativa do proponente, identificando-se cargos, funções e qualificação de seus ocupantes;

• Relação nominal de profissionais que integram a equipe de vendas;

• Área geográfica de atuação; 

• Termo de compromisso e declaração (ver modelo) de:

  1. contratar e admitir apenas profissional de venda de cota de consórcio certificado PCA-10;
  2. aumentar, anualmente, o contingente de vendedores certificados PCA-10, do atual quadro de profissionais;
  3. cumprir e fazer cumprir o estatuto social da ABAC e o Código de Ética, os quais são partes integrantes deste instrumento (ver Código de Ética).

A contribuição associativa nesta categoria é de R$ 765 mensais (referentes a 2021).

Para saber mais sobre filiação nessa categoria, clique aqui.

Associados efetivos (administradoras de consórcios)

Essa é a categoria das administradoras de consórcios, ou seja, empresas autorizadas pelo Banco Central do Brasil a administrar grupos de consórcios.

Para se filiar à ABAC e ao SINAC (Sindicato Nacional dos Administradores de Consórcio), a administradora deve enviar a ficha de filiação preenchida e assinada (ver ficha de filiação categoria efetiva – administradoras de consórcios), o contrato social da empresa e sua última atualização, para o e-mail associe@abac.org.br. Na sequência, nossa equipe entrará em contato para confirmar o recebimento e informar o status do processo.

Entre os benefícios da filiação à ABAC, estão informações exclusivas de ordem jurídica, contábil e econômica sobre o Sistema de Consórcios, além de consultoria sobre o setor, quando solicitada. Confira outros benefícios aqui.

Já o SINAC realiza convenções coletivas e defesa de dissídios, quando necessário.

A contribuição associativa à ABAC e ao SINAC varia de acordo com a renda mensal da administradora. A tabela completa e mais informações podem ser solicitadas pelo mesmo e-mail (associe@abac.org.br).

Vale destacar que, por meio filiação à ABAC e ao SINAC, as empresas viabilizam as inúmeras ações realizadas pela entidade, que vem trabalhando pela evolução do Sistema de Consórcios há mais de 53 anos!

Categoria(s):

Institucional

Tag(s):

, , , , ,

Deixe seu comentário

Receba novidades



    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS