O agronegócio brasileiro iniciou os primeiros meses de 2017 otimista. Segundo o Focus – Relatório de Mercado, do Banco Central, estima-se um aumento de 26% na produção este ano. E o consórcio de máquinas agrícolas é um importante aliado da atividade. Conheça, no post de hoje, as características que tornam a modalidade tão atrativa para o setor.
O maior benefício do consórcio para os profissionais do agronegócio são os planos especiais, com prazos mais longos e condições de pagamento diferenciadas, que atendem às sazonalidades das culturas. São elas:
Além disso, o consórcio permite a modernização contínua e gradual de veículos, máquinas e equipamentos, independentemente de fatores externos, como os programas de crédito governamentais, que passam por um momento de restrição, enquanto o agronegócio se expande e demanda cada vez mais modernização.
“Com a necessidade de melhorar a qualidade e a produtividade das colheitas, os sistemas mecanizados são fundamentais para o sucesso, tanto para pequenos como grandes produtores. Esse fator os leva a investir regularmente em modernização, ampliação e renovação da frota. Neste ambiente, o consórcio se encaixa perfeitamente”, orienta o presidente Regional Sudeste II da ABAC, Bruno Correa Martins.
Bruno explica que o Sistema de Consórcios vem reforçando nesse segmento a importância do planejamento financeiro, estimulando o produtor rural a se programar, de acordo com sua condição financeira e cronograma, para ampliar ou renovar sua frota”, diz. “Sem dúvida a possibilidade de iniciar, ampliar ou renovar a sua frota de máquinas de forma acessível e segura, com planejamento, é o que tem levado o agricultor a tomar a decisão de fazer um autofinanciamento voltado para a aquisição de máquinas.”
Pesquisa sobre consórcio de máquinas agrícolas
Em março, a assessoria econômica da ABAC constatou o crescimento de 16% no número de participantes no último ano, passando de 81 mil para 84 mil consorciados ativos. “O Sistema é democrático e isonômico, ou seja, desde a produção familiar até as grandes empresas do segmento podem participar com as mesmas chances, taxas e condições tornando extremamente participativo, isso é fantástico”, acrescenta Bruno Martins Correa.
Além do agronegócio, diversas atividades econômicas podem ser beneficiadas pelo consórcio, visto que essa modalidade permite planejar a aquisição de bens e a contratação de serviços a médio e longos prazos, sem comprometer o capital de giro e a custos muitas vezes baixos. Para saber mais, leia também o post Consórcio é opção de investimento para empresas.
Consórcio é uma ótima ferramenta de venda e excelente remuneração a toda equipe de vendas.