Apesar do crescimento da economia e da retomada do consumo das família, o brasileiro ainda está tendo que se desdobrar para fazer as despesas caberem no orçamento. Os consumidores estão mais atentos aos gastos com itens supérfluos ou desnecessários e ao controle dos gastos pessoais. Saiba quais foram as 20 principais atitudes tomadas pelos brasileiros para reduzir gastos, de acordo com pesquisa da ANBIMA.
O estudo da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) “A trajetória financeira do brasileiro”, realizada em 2017, identificou que 94% dos brasileiros tomaram alguma atitude para reduzir gastos do dia a dia. Elas vão desde “comprar produtos de marcas mais baratas ou sem marca” a “dispensar a faxineira”. Confira o ranking e inspire-se!
Conduzida pela ANBIMA, a pesquisa foi realizada em duas etapas. A qualitativa foi organizada pela consultoria Na Rua e ouviu 400 pessoas em quatro capitais brasileiras. A fase quantitativa ficou a cargo do Datafolha e englobou 2.653 entrevistados em 130 municípios, com a população economicamente ativa, inativos que possuem renda e aposentados, das classes A, B e C, a partir dos 16 anos. Leia o relatório completo clicando aqui.
Aproveite as sugestões acima e comece hoje mesmo a tomar as atitudes que julgar necessárias para reduzir gastos e melhorar seu orçamento. E não deixe de conferir as diversas dicas publicadas aqui, no Blog da ABAC, para ajudar você a melhorar sua relação com o dinheiro.
Deixe um comentário