Quando o assunto é atrair a atenção do consumidor para algum produto, o comércio não está de brincadeira. Existe uma verdadeira ciência voltada para fazer as pessoas a comprarem mais. Conhecer essas técnicas de vendas é fundamental para que o consumidor possa controlar melhor seus gastos.
De maneira geral, ao serem contratados, os vendedores aprendem algumas técnicas para se tornarem verdadeiros profissionais das vendas. Existe uma grande variedade de cursos para fazer com que os vendedores consigam impulsionar suas vendas. Lojistas, órgãos de classe, universidade, entre outros, fornecem formas de capacitação para fazer com que a força de venda desses profissionais seja aumentada.
Na outra ponta dessa relação está o consumidor. Sem receber treinamentos para serem “consumidores profissionais”, ele está sozinho na busca por se tornar mais consciente em relação às suas compras. Enfrentar a elevada profissionalização do comércio exige bastante preparo e conhecimento. Por isso, conheça algumas das técnicas de vendas mais utilizadas.
Observe que há sempre uma diferença no tamanho das letras exibidas nos anúncios. Essa é uma forma de garantir mais destaque às informações que interessam ao lojista. Por exemplo, quando o valor da parcela é destacado, ao invés do custo total do produto.
É prática do comércio dividir o valor que será pago em unidades de tempo. No caso dos parcelamentos, por exemplo, alguns vendedores informam o custo que você pagará por dia. Essa é uma forma de garantir a falsa impressão de que o produto custará menos do que a realidade. Já viu por aí alguma oferta do tipo “apenas R$ 3,99 por dia”? Faça as contas e veja que isso é o mesmo que R$ 119,70 por mês.
Frases com forte apelo emocional é uma técnica bastante utilizada. A intenção é criar no consumidor uma sensação de facilidade e também um senso de urgência para a aquisição do produto. A técnica consiste em fazer com que o consumidor não “perca” a “oportunidade” oferecida. Você já deve ter visto frases do tipo: “dinheiro fácil e rápido”, “compre hoje e pague só depois do carnaval”, ou “essa oferta só é válida até X tempo”.
Essa técnica busca criar no consumidor a impressão de que o valor é menor. Produtos que terminam em X,99 criam um impacto psicológico importante para o consumidor.
Nos supermercados, existem outras características que influenciam diretamente no consumo não planejado. Isso começa logo pelo piso liso e ambiente agradável, uma forma nos prender por mais tempo para consumir. É importante estar atento para perceber esses detalhes que afetam o comportamento.
Técnicas de vendas dos supermercados:
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Fonte: Projeto Cidadania Financeira, do Banco Central do Brasil.
Mas também, muitos vendedores mente para vender seus produtos, muitos clientes são manipulado a compra aquele produto, e isso já começa nos anúncios, que vai evoluindo até a pessoa compra o que ela viu na televisão.
Boa tarde, muito bom, gostei da matéria
Que bom, Rosivaldo! 😉