Sobre a ABAC

A ABAC é a entidade de classe sem fins econômicos cuja missão é representar, desenvolver e fortalecer as administradoras associadas e o Sistema de Consórcios. Sua sede fica localizada em São Paulo/SP e conta com quatro regionais: Norte/Nordeste/Centro-Oeste, Sudeste, Sul I, Sul II.

A entidade foi criada em 20 de junho de 1967 para defender os interesses das empresas de consórcios que despontavam pelo País, frente ao sucesso da modalidade criada no início da mesma década

Graças à atuação da entidade desde então, o consórcio é hoje uma modalidade inteiramente consolidada, com legislação própria (Lei nº 11.795/2008), e que viabiliza a aquisição de uma gama altamente diversificada de bens e serviços.

Quem a ABAC representa?

A ABAC representa administradoras de consórcios de todo o País, chamadas de “Associadas Efetivas”. São empresas independentes e ligadas a bancos, cooperativas, magazines, montadoras e seguradoras, que contam com o suporte da associação em suas atividades.

Além delas, existem as “Associadas Especiais”, empresas com interesses afins, diretos ou indiretos, ao setor ou à entidade. Por fim, a entidade possui ainda uma rede de parceiros, que contribuem com os associados por meio de condições especiais em produtos e serviços.

Na prática, o que a ABAC faz?

  • Negociações

É interlocutora da classe junto ao Banco Central do Brasil, a autarquia que regulamenta e fiscaliza o setor. Também representa as administradoras associadas junto a órgãos públicos e privados e à sociedade em geral (Business Intelligence)

  • Certificação do setor

Lançou a primeira certificação do Sistema de Consórcios, a PCA-10, com o apoio do Banco Central do Brasil. O exame é composto por 50 questões de múltipla escolha, divididos em quatro módulos: Objetivos do Consórcio e Legislação, Funcionamento e Processos, Cálculos Financeiros e Ética e Melhores Práticas. A certificação tem validade de três anos, a contar da data de obtenção. Expirada a validade, o profissional deve realizar novo exame.

Mais em: https://certificacaoabac.org.br/produto/certificacao/

  • Curso de Capacitação

Oferece o Curso de Capacitação em Consórcio, com carga horária de 24h, totalmente on-line, cujo conteúdo é dividido nos mesmos módulos da certificação. Além de reciclar os conhecimentos do profissional, também o prepara para o exame da PCA-10.

Mais em: https://certificacaoabac.org.br/produto/curso/

  • Conteúdo para associados

Mantém os associados atualizados de tudo o que se refere ao Sistema de Consórcios, desde alterações nas regras determinadas pelo Banco Central do Brasil até dados econômicos, por meio de ferramentas de BI.

  • Assessorias aos associados

Presta assessoria jurídica, econômica e contábil às associadas, contribuindo para uma atuação de excelência no setor.

  • Comitês temáticos

Faz a gestão de diversos comitês, formados por representantes de empresas associadas, para analisar questões operacionais e de melhores práticas nas administradoras. Conta também o Comitê Internacional, que, além de associadas, tem a participação de administradoras da Colômbia, do Uruguai e do Peru que atuam com modalidades inspiradas no consórcio (criado no Brasil).

  • Pesquisas setoriais

Realiza pesquisa com administradoras associadas para identificar usos do crédito pelos consorciados contemplados, bem como o perfil dos grupos de determinados segmentos.

  • Estudos sobre consórcios

Realiza estudos exploratórios, por meio de empresas especializadas, para conhecer o mercado de consórcio. As pesquisas permitem, à ABAC e ao setor, identificar oportunidades e tendências.

  • Atendimento ao consumidor

Desde 1983, conta com o DAC – Departamento de Atendimento ao Consumidor, que esclarece dúvidas do consórcio e faz mediação entre consorciados e administradoras quando necessária. O atendimento pode ser presencial, por e-mail, telefone ou mídias sociais.

  • Marketing institucional

Realiza periodicamente campanhas institucionais para promover o consórcio no país. A cada campanha são escolhidos, estrategicamente, públicos-alvo e canais de veiculação.

Algumas campanhas passadas pode ser conferidas em: youtube.com/suamelhorpoupanca

  • Materiais gratuitos

Publica inúmeros conteúdos técnicos e econômicos sobre o Sistema de Consórcios, como cartilhas, e-books, infográficos, livros, anuários, vídeos e podcasts. A entidade acredita no conhecimento como elemento essencial para o fortalecimento e a evolução do setor.

Confira todos em: https://materiais.abac.org.br/materiais-sobre-consorcio

  • Redes sociais e Blog da ABAC

Está nas principais redes sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter) e conta com um blog. Os conteúdos levam ao público em geral informações sobre funcionamento do consórcio, números do setor e de promoção da educação financeira.

Blog da ABAC: abac.org.br/blog

Facebook  (voltado para consumidor, mas muito acompanhado por profissionais): facebook.com/abacweb

Instagram (voltado para consumidor, mas muito acompanhado por profissionais): instagram.com/abacweb

LinkedIn (volta para profissionais do setor): linkedin.com/abacassociacao

Twitter (é alimentado, mas tem pouca relevância): twitter.com/abacweb

  • Assessoria de Imprensa

Insere o consórcio nos principais veículos de comunicação por meio de sua Assessoria de Imprensa.

  • Educação Financeira

Contribui para promover a educação financeira por meio de materiais gratuitos, além de contar com um site sobre o assunto, o saberfinanceiro.org.br. Não ainda estão disponíveis um teste de conhecimento e um jingle criado especialmente para a Semana ENEF – Semana Nacional de Educação Financeira.

Confira em: http://saberfinanceiro.org.br/

  • Congresso anual

Realiza o maior evento do setor, o CONAC – Congresso Nacional de Administradoras de Consórcios. Anualmente, empresários, profissionais do setor, parceiros e representantes de órgãos públicos e privados se reúnem para abordar diversos assuntos relacionados ao Sistema.

Confira a última edição em: https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms/files/39030/1655819009492ABAC_Revista_SC_2022.pdf

  • Premiação

Já promoveu diversas premiações para valorizar as administradoras que contribuem para o fortalecimento e o desenvolvimento do setor. Atualmente, realiza anualmente o Prêmio Compartilhar. 

Confira em: https://www.premioabac.org.br/2020/

É por essas e outras iniciativas que a ABAC é fundamental para o Sistema de Consórcios. Por meio de muito diálogo com autoridades e sociedade em geral, a ABAC conquistou seu lugar e alcançou o pleno reconhecimento, sendo considerada “a força do Sistema de Consórcios”.

Para saber mais sobre a entidade, assista também:

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS