Consórcio de imóveis: residenciais urbanos lideram preferência

22 . jun . 2022

No momento de utilizar seus créditos, os contemplados do consórcio de imóveis optam mais pela compra de imóveis residenciais urbanos. Essa foi a escolha de mais da metade (52,6%) deles, apontou pesquisa realizada pela assessoria econômica da ABAC. De acordo com o levantamento, há um comprometimento do consumidor que, com planejamento, tem visado a formação ou ampliação patrimonial.

O estudo da ABAC mostrou ainda que, na sequência das escolhas dos contemplados do consórcio de imóveis, aparece a compra de casas de veraneio, na praia ou no campo, com 9,2%. Percentual próximo aos que escolheram terrenos (8,3%), e imóveis em construção ou reforma (7,6%).

No levantamento foi identificada ainda a compra de imóveis comerciais, com 5,1% do total. Já a construção a partir da planta teve 3,9% e 13,3% dos contemplados do consórcio de imóveis escolheram outros tipos de patrimônios imobiliários. Veja em detalhe a utilização dos créditos no gráfico abaixo:

Participação do consórcio chega a 12,3%

O indicador de participação das contemplações do consórcio de imóveis no financiamento habitacional brasileiro chegou a 12,3%. Isto corresponde a 31,12 mil unidades sobre o total de 252,5 mil bens imóveis financiados. O indicador é calculado pela assessoria econômica da ABAC, considerando a quantidade de contemplações acumuladas no 1º quadrimestre e dados divulgados pela ABECIP, a respeito das unidades financiadas.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) é o principal indexador dos contratos do consórcio de imóveis. De acordo com o estudo da ABAC, ele está presente em 79% dos contratos firmados. Os demais mencionados foram o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), o Sinduscon PR, CUB Sinduscon Custo Unitário Básico, e 50% da Taxa Selic, com 5,26% cada, totalizando 21,0%.

O economista da ABAC, Luiz Antonio Barbagallo, explica que o indexador de referência busca a manutenção do poder de compra à vista do participante do Sistema de Consórcios, quando contemplado. Leia mais sobre isso no post O valor da parcela do consórcio muda?

“O consorciado tem os créditos e as parcelas atualizados anualmente, considerada a data de constituição do grupo, de acordo com o índice estabelecido no contrato de adesão”, conclui Barbagallo.

Para saber mais sobre o consórcio de imóveis no 1º quadrimestre de 2022, veja o post abaixo:

Categoria(s):

Pesquisas da ABAC

Tag(s):

, , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS