Baixe obra de arte que homenageia 60 anos do consórcio

01 . nov . 2022

Dando continuidade à celebração dos 60 anos do Sistema de Consórcios, a ABAC promoveu uma homenagem especial para o setor. A entidade convidou o artista plástico Uendell Rocha para desenvolver uma obra de arte exclusiva para o setor. A versão em pôster está disponível para download.

Intitulada “Brilho em movimento”, a obra faz uma alusão ao Jubileu de Diamante, nome dado à comemoração de 60 anos de um acontecimento relevante. Ela ilustra a transformação do carvão em diamante, processo que ocorre ao longo de milhões de anos, quando o carvão é submetido a alta pressão e temperatura. Assim, faz referência à história do Sistema de Consórcios: desde sua criação, há 60 anos, enfrentou diversos cenários políticos, sociais e econômicos, que o transformaram em uma modalidade imponente e brilhante.

Na arte comemorativa, a ABAC e as administradoras de consórcios são representadas por mãos, que lapidam a joia, assim como as empresas do setor fazem há 55 anos, por meio da ABAC.

Por fim, conexões – que remetem às moléculas de carbono – envolvem carvão, diamante e mãos, representando união das administradoras, grupos de consórcios, consorciados, Banco Central e todas as partículas que compõem essa grande rede que é o Sistema de Consórcios.

Desenho com carvão

Foi também para reforçar o conceito da transformação do carvão em diamante que a ABAC escolheu o maranhense Uendell Rocha para criar essa obra de arte. Ele ganhou o mundo com suas telas desenhadas com carvão vegetal, um dos materiais mais antigos utilizados para esse fim. Esse material marca a superfície a ser desenhada com muita facilidade, por ser um material macio, permitindo efeitos de acordo com a pressão colocada na mão durante o processo.

Imerso no contexto apresentado pela entidade, e inspirado pela história de sucesso do Sistema de Consórcios, o artista usou toda a sua sensibilidade para representar o marco histórico deste jubileu nesta obra-prima. Para saber mais sobre o artista, clique aqui.

“Foi um desafio muito estimulante criar essa homenagem para o Sistema de Consórcio e para ABAC. A ilustração tem o poder de criar um movimento e gerar uma lembrança afetiva que ficará marcada na história das pessoas que fomentam este setor que é tão conhecido e importante para economia nacional. Foi uma alegria e uma honra fazer essa parceria com a ABAC. Espero que esse presente seja tão especial para as pessoas que o receberão, assim como foi para mim desenvolvê-lo”, concluiu o artista.  

Baixe o pôster

A obra original, que foi pintada em tela por meio da técnica de carvão, se encontra exposta na sede da entidade. Porém, ela foi reproduzida por foto e disponibilizada em um belíssimo poster. Assim, empresas e profissionais do setor podem ter acesso e expor esse registro de um momento tão importante para o setor.

Clique aqui e faça o download.

Ficha técnica:

Nome da obra: “Brilho em Movimento”
Autor: Uendell Rocha
Materiais utilizados: Pintura com carvão sobre tela
Tamanho da obra original: 60 cm x 52 cm
Ano de conclusão: 2022
Natureza da cópia: Fotografia
Tipo de impressão sugerida para a cópia: Fine Art
Tamanho da impressão: 60 cm x 42 cm

Categoria(s):

Institucional

Tag(s):

, , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS