Você já viu por aqui que não há uma receita para detectar seguramente uma crise suicida em uma pessoa próxima. Mas conferiu alguns sinais que um indivíduo em sofrimento pode dar e como ajudá-lo – leia Setembro Amarelo: sinais de alerta e como agir. Em mais um post em apoio à campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, hoje o Blog da ABAC traz mitos e verdades sobre o assunto.
Diante de uma pessoa sob risco de suicídio, você não deve:
Condenar/ julgar:
Banalizar:
Opinar:
Dar sermão:
Frases de incentivo:
Se você está pensando em tirar sua própria vida ou conhece alguém que esteja tendo tais pensamentos, saiba que você não está sozinho. Muitas pessoas já passaram por isso e encontraram uma forma de superar esse sofrimento.
Não hesite em pedir ajuda, você pode precisar de alguém que te acompanhe e te auxilie a entrar em contato com os serviços de suporte.
Serviços de saúde: CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, Postos e Centros de Saúde).
Centro de Valorização da Vida – CVV Telefone: 188 (ligação gratuita) ou www.cvv.org.br para chat, Skype, e-mail e mais informações.
Emergência: SAMU 192, UPA, Pronto Socorro e Hospitais.
Fontes: www.setembroamarelo.com, Boletim Temático da Biblioteca do Ministério da Saúde – 2021, Folheto Suicídio. Saber, agir e prevenir, do Ministério da Saúde
Deixe um comentário