fbpx

Porcentagem e ponto percentual. Qual a diferença?

04 . fev . 2020

A confusão entre porcentagem e ponto percentual é bastante comum. É preciso ficar bastante atento às informações para não correr o risco de misturar coisas distintas. O ponto percentual representa a diferença (ou seja, uma conta de subtração), entre dois valores percentuais absolutos. É usado quando queremos comparar duas porcentagens diferentes.

Exemplo:

Digamos que seu condomínio está juntando recursos para a realização de uma obra. Por isso, decidem que, durante dez meses, o valor cobrado para fundo de reserva passará de 10% para 15%.

Deste caso, podemos tirar duas conclusões. Uma delas, é de que houve variação de cinco pontos percentuais – de 10% para 15%. Porém, em termos proporcionais, podemos afirmar que neste período de dez meses, o valor do fundo de reserva aumentou 50% ao passar de 10% para 15%. Ambas as afirmações estão corretas e referem-se a coisas diferentes.

Agora você já entende o que é o percentual, como fazer para calcular descontos e acréscimos e também para descobrir a variação percentual entre dois valores. No próximo post da série, mostraremos quais são as aplicações desse cálculo no Sistema de Consórcios.

Leia também:

Categoria(s):

Educação Financeira

Tag(s):

, ,

Deixe seu comentário

*

Receba novidades




ENVIE SUGESTÕES
DE POSTAGENS