As grandes causas do endividamento

25 . maio . 2017

Contas, contas e mais contas. Às vezes fica difícil lidar com tantas dívidas assumidas e o resultado é preocupante, causando muitas noites mal dormidas. No post de hoje, você vai entender os motivos que levam ao endividamento excessivo e saber qual o primeiro passo para superar essas adversidades.

Os motivos que levam uma pessoa a se endividar são os mais diversos. O primeiro deles é a falta de planejamento e de controle dos gastos, tanto dos mensais como dos que ocorrem algumas vezes por ano. Outro motivo bastante comum é o uso inadequado do crédito, como cheque especial, cartão de crédito, crédito consignado, financiamentos e outros empréstimos.

Também as sedutoras propagandas geram impulsividade para o consumo e compras não planejadas. Para conhecer as estratégias do mercado para te fazer consumidor mais, leia também nosso post Resistir a ofertas e promoções: você consegue! Também vale a pena ler Compra por impulso: caminho para endividamento.

O excesso de compras a prazo é outra grande causa do endividamento, pois você acaba comprometendo a renda com parcelas. Muitas vezes, você gasta a renda que ainda nem recebeu, ou tem seus ganhos reduzidos, mas não reduz os gastos.

Por fim, despesas emergenciais, imprevistas ou de força maior, como perda de emprego, doença em pessoa da família, e o pouco conhecimento no trato com o dinheiro são outros fatores que podem gerar ou agravar problemas financeiros.

Então, o que fazer?

Existem diversas maneiras de sair do endividamento. A primeira iniciativa é simples: tomar consciência da situação de endividamento ou de superendividamento. Use instrumentos simples, como uma folha de papel, lápis e, se puder, uma calculadora. Mapeie e liste todas as suas dívidas. Listadas as dívidas, é hora de partir para a ação. Para isso, leia nosso post Sete passos para pagar dívidas e mãos à obra!

Esse texto foi escrito com informações do projeto Cidadania Financeira, do Banco Central.

Categoria(s):

Educação Financeira

Tag(s):

, , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS